CURTAS EDIÇÃO 2599

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 09-04-2022 05:36 | 2018
Foto: Reprodução

Dias contados
A Copasa pode estar com os dias contados em Paraíso.Foi aprovado, com emenda dos vereadores, o Projeto de lei 5236, que autoriza a encampação dos serviços de ligação, coleta, tratamento e disposição final de esgoto sanitário no município. A encampação (ou resgate) é uma espécie de “revogação da concessão do serviço”, justificada por lei. Ela acontece quando o concedente (a Prefeitura) retoma o serviço concedido (no caso, à Copasa). A Prefeitura justifica que o projeto visa à “equilibrar a prestação desse valoroso serviço de forma justa, com qualidade e preço compatível com o correto, uma vez que não se consegue saber ao certo quais valores relativos a despesas e receitas obtidos pela concessionária com a prestação do serviço”.

Leite Solidário
A Santa Casa de Misericórdia, em São Sebastião do Paraíso está promovendo nesta semana a Campanha Leite Solidário. A iniciativa pretende receber doações dos produtores, na próxima sexta-feira,15, do leite que não é comercializado para que possa ser repassado a instituição. O projeto destina-se a atender as necessidades emergenciais do hospital. Neste momento o foco está direcionado para a segunda etapa da realização das cirurgias eletivas. Segundo aquela instituição, foram mais de mil atendimentos nos últimos seis meses.

Investimentos
Com isso a Santa Casa pretende dar continuidade a realização das cirurgias. Está prevista a aquisição de diversos equipamentos e instrumentais cirúrgicos entre eles uma mesa cirúrgica, 10 manoplas foco cirúrgico, cadeiras mocho com encosto. Também devem ser adquiridos canetas  para bisturi eletrônico, caixas instrumentais para cirurgias diversas.

Heliponto
Por falar em Santa Casa, nesta semana, foram registrados mais dois ‘Voos pela vida’ através do Corpo de Bombeiros/Samu, com pacientes trazidos para atendimento na Maternidade e UTI Neonatal do hospital. Também neste período foi concluída mais uma etapa da construção do heliponto que está em obras a todo vapor e que assim que estiver pronto receberá diretamente em suas instalações a vinda dos helicópteros com os pacientes. Além da capacidade de atendimento para estas e outras situações  as novas obras de expansão visam proporcionar mais comodidade, segurança, agilidade e a prestação de serviço humanizado. Enfim, um novo hospital!

Virou novela
Quando se fala em saúde, vem à tona a pergunta sobre onde andará o posto de coleta de sangue que até hoje não se conseguiu implantar em São Sebastião do Paraíso, e também a unidade de IML – Instituto Médico Legal. Não há como se admitir esses descasos com a população paraisense. Até quando esses descalabros serão empurrados com a barriga?

Deputado
O deputado Antônio Carlos Arantes, que agora engrossa as fileiras do Partido Liberal em Minas Gerais, confirmou que irá disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No segundo semestre de 2021 surgiram informações a respeito de uma possível candidatura dele na composição de chapa junto com o governador Romeu Zema, onde o parlamentar seria o vice, na chapa. Como na política o cenário está sempre em mutação constante, o quadro está sendo definido. Arantes afirma que continua sendo parceiro, aliado e escudeiro de primeira hora do governador. Disse também que seguirá no apoio e trabalhando para a reeleição dele e de Zema.

Filiação
Os partidos políticos devem enviar à Justiça Eleitoral a lista de filiados, atualizada, até o próximo dia 18 de abril. O prazo consta na Portaria-TSE nº 99/2022, que estabelece o cronograma de processamento das informações. A atualização deve ser feita por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia), incluindo o nome do filiado, o número do título de eleitor e a data de filiação. Todas as normas e exigências relacionadas à filiação partidária constam na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995). Para quem vai concorrer nas Eleições 2022, a filiação deve estar deferida pelo partido até o dia 2 de abril, uma vez que a legislação eleitoral exige que os candidatos devam estar filiados ao partido pelo qual vão concorrer seis meses antes das eleições, que este ano está marcada para 2 de outubro.

Prazo
Eleitoras e eleitores mineiros têm apenas até o dia 4 de maio para solicitar a emissão da primeira via do título, inclusão do nome social, transferência, atualização ou regularização do título de eleitor. Nessa data, o cadastro eleitoral será fechado. A  Justiça Eleitoral pede que as pessoas não deixem para a última hora e solicitem os serviços o quanto antes. Assim, já garantem logo que estarão com o título de eleitor em dia para votar nas Eleições 2022. É importante lembrar que a coleta da biometria está suspensa, conforme estabelecido na Resolução nº 23.615/2020 e confirmado pela Resolução TSE nº 23.667/2021. Mas quem teve o título cancelado por ausência à revisão biométrica deve solicitar a regularização para poder votar em 2022.

Regularização
A regularização precisa ser solicitada por 1.225.891 eleitores mineiros que estão com o título cancelado. Os motivos desses cancelamentos abrangem 772.526 pessoas que estão com ausência à revisão biométrica nos 259 municípios onde o recadastramento já foi concluído. Existem também 453.365 pessoas com ausência de voto e justificativa em três eleições consecutivas. Quem está com o título em dia e quer apenas cadastrar a biometria não precisa buscar atendimento por enquanto. Essas pessoas poderão votar normalmente nas eleições deste ano.

On-line
Os serviços relacionados ao título de eleitor são gratuitos e podem ser solicitados pelo sistema Título Net, no site do TRE. É fácil, rápido e sem necessidade de enfrentar filas. Será necessário anexar documentos como frente e verso do documento oficial de identificação;  comprovante de residência (para solicitação de transferência, o documento deve comprovar que o interessado reside no endereço há, pelo menos, três meses). Também é pedida fotografia do próprio rosto, em estilo selfie, ao lado do documento oficial de identificação. Para homens que solicitarem o primeiro título, também é necessária imagem do certificado de quitação do serviço militar, no ano em que completarem 19 anos.