• Dos Leitores •

Eu moro no Paraíso

Por: Redação | Categoria: Do leitor | 06-04-2022 00:27 | 749
Foto: Arquivo

Ivan Maldi*

Nós estamos acostumados a esperar do outro. Criamos expectativa com casa, carro, relacionamento. Esquecemos que felicidade vem de dentro de nós.

Viver no Paraíso é acreditar que a felicidade mora em nós mesmos e em mais lugar nenhum. Esperamos do dia seguinte, da formatura, da faculdade, do namorado.

Compramos um carro e já queremos trocar de novo. A casa já não nos deixa mais feliz como no primeiro dia, onde sentíamos o cheiro de tinta fresca nas paredes. Com o tempo, descobrimos que não são as coisas que nos fazem realmente felizes.

Felicidade é ser abraçado, sentir-se apoiado, ter amigos, almoço em família, bilhete do namorado, fruta madura no pé, banho de cachoeira, andar descalço sobre a grama.

Alegria são coisas bem simples da vida. Nós perdemos muito tempo com muita bobeira. A vida passa. Os instantes acabam num piscar dos olhos.

Quando se vê, o filho já formou na faculdade e, está vendo casa para casar. O tempo não parou. Fomos nós que ficamos parados no tempo a esperando as coisas boas acontecerem.

Perdemos o voo da joaninha. A jabuticaba não espera para ser comida. A vida precisa ser saboreada no presente momento sem pressa. O amanhã ainda não chegou. O passado já se foi.

Feliz é o livre pássaro que voa alto sem carregar grandes e pesadas fortunas em seus bolsos. O sorriso é tão fácil de soltar como uma gargalhada. E você? Mora no Paraíso? O Paraíso depende de nós mesmos e mais ninguém.

*Ivan Maldi é psicólogo efetivo no município de Pratápolis, especialista em psicanálise, pós-graduado pela Universidade Federal do Maranhão, membro efetivo da Academia Paraisense de Cultura.