Em solenidade de inauguração de uma indústria de insulina na manhã desta sexta-feira (26), em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, deputados estaduais mineiros de partidos esquerdistas, foram solicitados pelo cerimonial a desocupar assentos na primeira fila. O presidente Lula participou da inauguração.
Deputados, entre eles Cristiano Silveira, presidente do diretório estadual do PT, deixaram o local tecendo críticas. O grupo era também integrado pelos parlamentares petistas, Ulysses Gomes, Andréia de Jesus e Doutor Freire, Ana Paula Siqueira (Rede), Lhanna França (PV), Bella Gonçalves (Psol). As cadeiras, em primeira fila em frente ao palco montado para os pronunciamentos de Lula e convidados.
Segundo informações, o cerimonial solicitou que os deputados ocupassem outro local. “Infelizmente, o cerimonial ligado à empresa pediu para que a gente não ficasse no local em que estávamos. É muito ruim. Somos do governo do presidente Lula e apoiamos o governo. Estamos aqui reconhecendo a importância do investimento. Não faz sentido, da forma como o cerimonial da empresa tratou, que a gente continue aqui. Vamos continuar identificando a importância desse investimento e o reconhecimento da importância da visita do presidente Lula”, disse, à Rádio Itatiaia o deputado Ulysses Gomes.
Deputados se retiraram do local antes de o evento ser iniciado. Justificaram que o espaço estava lotado, e ao deixarem a primeira fila não teriam onde ficar.