TEATRO

Peça ‘O Monstro do Lixo’ será encenada em escola municipal de Paraíso dia 26

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cultura | 10-04-2022 08:49 | 904
Espetáculo educativo sobre preservação do meio ambiente terá duas apresentações em escola pública da cidade
Espetáculo educativo sobre preservação do meio ambiente terá duas apresentações em escola pública da cidade Foto: Divulgação

O espetáculo “O Monstro do Lixo”, patrocinado pela Copasa, visitará nove escolas públicas, municipais e estaduais, em sete cidades mineiras. Serão 18 apresentações ao todo, começando por Timóteo e passando também por Coronel Fabriciano, Caratinga, Guaranésia, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas e Cássia. A iniciativa que tem por objetivo alcançar o maior número de crianças possível. A fábula será apresentada duas vezes em cada instituição, contemplando os turnos da manhã e da tarde.

A peça é inspirada na realização de festas e folguedos populares de Minas Gerais e com linguagem poética, ludicidade e músicas animadas. O espetáculo propõe uma reflexão sobre a forma com que é cuidamos o meio ambiente bem como é tratado e destinado o lixo, assim como há a preocupação com a manutenção da vida no planeta. “O foco é o consumo e a produção desenfreada de rejeitos”, afirma a organização do espetáculo.

Na história, Guarda Mor e Bastião são marujos que narram o sofrimento da Mãe Terra quando as matas são devastadas, os bichos fogem e os rios morrem. A Mãe Terra alerta que todo o seu sofrimento vem dos rejeitos do Monstro do Lixo – grande serpente inspirada em dragões chineses e confeccionada com materiais reciclados. À medida que a narrativa se desenvolve, os marujos percebem que o Monstro não é o causador do sofrimento da Mãe Terra. Os grandes vilões da história são a compra e a produção desordenada, o desperdício e falta de reciclagem e reutilização do lixo.

“O Monstro do Lixo” tem direção e dramaturgia de Guilherme Théo e produção de Juliana Ribas. O elenco é composto por Cláudia Henrique, Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi. Ainda, todos os adereços e figurinos, bem como os instrumentos musicais utilizados na peça são confeccionados com materiais reciclados e/ou reutilizados e são assinados pelo artista plástico, Adriano Borges da Cruz.

As apresentações seguem até o dia 28 de abril. Começou pelo município de Timóteo e passará também por Coronel Fabriciano e Caratinga. Na região estão previstas apresentações de escolas de Guaranésia, Itaú de Minas e Cássia. No caso de São Sebastião do Paraíso a encenação acontecerá dia 26 de abril na Escola Municipal Ibrantina Amaral, na Rua Antônio Ananias, 690, na Vila Ipê.

A turnê “O monstro do lixo” conta com o patrocínio da Copasa por meio da Lei de Incentivo à Cultura.