CURTAS EDIÇÃO 2600

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 13-04-2022 10:00 | 773
Foto: Arquivo

Dia do prefeito
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais recebeu cumprimentos na segunda-feira, 11 de abril. Nesta data é celebrada o Dia do Prefeito. Os cumprimentos na Câmara Municipal partiram do vereador Pedro Sérgio Delfante que fez o registro e foi acompanhado pelo colega Luiz de Paula. Já o presidente Lisandro Monteiro não perdeu a oportunidade de ironizar dizendo que diferente de antes quando se dizia “aqui tem Prefeitura”, agora pode se dizer “aqui tem prefeito”.

União Brasil
Por falar em prefeito, quem está de partido novo, literalmente, é o ex-prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Lúcio da Cunha Zanin. Ele agora está filiado ao Partido União Brasil, sigla que surgiu da junção entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL). O partido tem na sua essência a defesa da democracia, tendo nascido pautado pelo respeito ao espírito colegiado. Nos bastidores algumas movimentações, a expectativa e preparativos para o próximo pleito que se avizinha e que pode trazer algumas novidades locais e regionais para as eleições de outubro. Por hora é tempo de ouvir as bases para se ter a percepção sobre as tendências do eleitorado.

Educação legislativa
A Frente Parlamentar de Educação realiza na Assembleia Legislativa de Minas Gerais um seminário sobre os 30 anos da Educação Legislativa no Brasil. O evento está em andamento desde a segunda-feira,11, termina nesta quarta-feira,13 de abril e acontece por aplicativo de videoconferência. Hoje a partir das 10 horas o vereador de Paraíso, Vinício Scarano Pedroso comandará a mesa de conversa, com o tema: “Educar uma função parlamentar”. Participam o ex-ministro Cristovam Buarque e o consultor legislativo do Senado, Antonio Barbosa, com mediação de Florian Madruga, da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo.

Trânsito
O trânsito nosso de cada dia parece ter despertado a preocupação de vários vereadores em Paraíso. O assunto foi tema de comentários de vários deles com pedidos, indicações e reivindicações relacionadas ao tema por parte de vários integrantes do Legislativo. Uma destas questões foi levantada pelo vereador Sérgio Aparecido Gomes: refere-se à implantação de estacionamento para motos na região da Praça da Santa Casa. Na mesma área, Antônio Picirillo pediu reforço de sinalização e de iluminação. O vereador Vinício Scarano pediu informações sobre a existência de algum plano de melhoria para o trânsito no centro da cidade.

Atualização
Começou a tramitar segunda-feira,11, na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 5276, de autoria do Executivo, iniciativa que prevê a alteração na Lei Municipal para atualizar o número de vagas existentes para o cargo de Agente Epidemiológico do Quadro de Pessoal da Prefeitura. Conforme relatado atualmente atuam 40 agentes comunitários de saúde sendo que a quantidade será elevada conforme a proposta para 69 vagas. De acordo com a legislação a distribuição dos profissionais deve ser de um para 800 a mil habitantes. A proposta já está em poder da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação que fará análises e emitirá o parecer.

Casamento comunitário
A Câmara de Paraíso começou a apreciar nesta semana o Projeto de Lei que institui o casamento civil comunitário no município. A iniciativa apresentada estabelece a celebração de convênio e parceria para a realização do casamento é uma proposição do vereador Pedro Delfante e foi encaminhada para análise jurídica. O casamento comunitário civil é realizado com abono de taxas e uma pré-inscrição é feita, sendo realizada com a colaboração de vários voluntários. A proposta de casamento comunitário civil surgiu no Brasil como forma de legalizar a situação de casais que, perante a lei, não têm condições de pagar taxas de cartório.

Licença maternidade
A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos, a Cidinha Cerize, chamou a atenção sobre uma reportagem a que assistiu na televisão referente a falta de regulamentação da legislação sobre licença maternidade para mulheres agentes políticas. Citou o caso da prefeita de Palmas, Cintia Ribeiro, que precisou montar um quarto para o filho recém-nascido ao lado de seu gabinete, já que a legislação não permitia a ela o direito a licença maternidade. A vereadora paraisense quer que a situação seja regulamentada na cidade para evitar que situação semelhante possa ocorrer com alguma futura prefeita ou vice-prefeita. Os “nobres colegas” foram chamados a participar da revisão da legislação. 

Modernizando
Surgiu na Câmara de Paraíso um pedido para que as placas de obras públicas realizadas no município possam receber informações inseridas no QR Code. Além de modernizar o sistema a iniciativa pode englobar mais informações a quem mais interessar possa sobre a obra e seus idealizadores. Sistema semelhante já é adotado em Extrema, no Sul de Minas, de onde vem a inspiração. Há quem diga que além da leitura sobre o serviço que está sendo executado a medida poderá também ajudar na fiscalização sobre o que está sendo feito e principalmente no dinheiro gasto.

Adoção
A Prefeitura de Paraíso, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses, realizou no fim de semana a primeira feira de adoção de animais, denominada “Adota Paraíso”. A iniciativa visa encontrar novos lares para animais abrigados pelo município e que foram abandonados nas ruas ou próximos ao abrigo de animais. Conforme levantamento divulgado, pelo menos 10 cães encontraram um novo lar. Conforme divulgado pelo setor de Zoonoses, o canil municipal está aberto para visitação, das 9h às 14h de segunda a sexta-feira e há sempre um animal a espera de um adotante.

Imundice
No começo de semana circularam por redes sociais diversas fotos registrando a situação em que ficaram alguns espaços públicos, sobretudo na região do Complexo Esportivo San Genaro. As imagens falam por si e denunciam o grau de consciência entre as pessoas que cometeram o deslize ou a pouca vergonha de deixar os jardins todos sujos. Copos, garrafas, vasilhas de marmitas e tantos outros objetos foram descartados aleatoriamente, simplesmente jogados no chão diante de lixeiras que estavam prontas para receber todo e qualquer material descartado É de causar dó e de se lamentar o quanto algumas pessoas não estão preparadas para conviver em sociedade e denigrem a classe dos humanos, uma vergonha quando se trata de pessoas digamos que, civilizadas.