APC

Academia Paraisense de Cultura primeira reunião presencial

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cultura | 16-04-2022 02:15 | 837
Foto: Nelson P. Duarte

ABERTURA DO ANO ACADÊMICO

Por dois anos a APC esteve presente virtualmente, por conta da pandemia que assolou o mundo, exemplo de resiliência e compromisso, cumprindo a função de promover, estimular, apoiar, divulgar a cultura e manifestações artísticas em todas vertentes e dimensões.

Dia 6/4 realizamos a primeira reunião presencial na sede da APC, à Rua Dr. Placidino Brigagão-1637- centro, abrindo o Ano Acadêmico 2022. Presentes, acadêmicos efetivos, honorários e convidados.

A presidente, Leila, ofereceu-nos a mensagem exordial, “A Mulher de Noventa”, otimizando a importância dos grupos sociais diversificados na contribuição à saúde do idoso e sua referência. Em prosseguimento, Miriam Lauria executou no piano, o Hino da APC, letra de Eliana Mumic Ferreira e música do Maestro Calimério Soares, acompanhada pelas vozes acadêmicas.

A poesia esteve presente, “O Espelho”, de Cecília Meireles, declamada  lindamente por Francisca. Clailda e João Vitor Silvino Borges, também ao piano, à quatro mãos, a Marcha Militar de F. Schubert e a belíssima composição musical, Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga (João Vitor), fechando a apresentação artística da noite.

Por dois anos estivemos isolados à mercê de águas turbulentas...

O que nos deixou o isolamento social e suas consequências? E nossos medos? O tema é relevante.

Convidamos a Educadora, escritora, poeta, Psicóloga, Neila Aparecida Carvalho, que oferece atendimento para adolescentes, adultos e idosos. Neila atendeu gentilmente o convite, e nos trouxe o tema, “Que Medos nos habitam”, motivando-nos com carisma, simpatia, simplicidade e maestria sobre tão complexo tema.

Da excelência da palestra, registro o seguinte parágrafo, essencial: “Não é pouco vivermos a insegurança, a angústia e o medo de termos perdido a rotina, que nos reassegura diante dos movimentos imprevisíveis da vida, como nos ensina Christian Dunker: a coragem é a travessia do medo”.

GRATIDÃO!
Por Acadêmica Dalila Cruvinel