CURTAS EDIÇÃO 2602

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 20-04-2022 09:07 | 3922
Foto:

Emocionado
O vereador Pedro Sérgio Delfante emocionou-se ao comentar a proposição do Projeto de Lei de sua autoria na noite de segunda-feira, 18, na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. Iniciativa de sua lavra prevê a nomeação de uma escola municipal a ser construída no bairro Jardim Belvedere, de Márcio Aurélio de Carvalho. A homenagem é feita ao seu antecessor que eleito nas urnas não chegou a ser empossado, tendo contraído covid-19 e em função de complicações da doença, agravada por problemas cardíacos, faleceu dias antes de assumir o mandato. Pedro Sérgio o suplente tomou posse em seu lugar dias depois.

Enaltecido
Mais uma vez Marcio Aurélio foi enaltecido pelos colegas por sua história de vida. Professor, pai de família, religioso, pessoa de fé e de muita determinação foram algumas das palavras pronunciadas durante a leitura do projeto na Câmara. Todos os vereadores pediram autorização para assinar o projeto junto com o autor. A proposição teve anuência e chegou a ser debatido junto ao Executivo e deverá ser aprovado em breve. Moção de solidariedade também deverá ser encaminhada aos familiares, conforme sugerido pelo presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro.

De rua
A situação dos moradores de rua em São Sebastião do Paraíso também foi tema de alguns pronunciamentos dos vereadores na noite de segunda-feira. Ninguém pegou pesado ou bateu forte com a questão. Providências precisam ser tomadas é o que ficou claro e o que todo mundo sabe, mas ninguém tem a fórmula mágica. Lembram até mesmo de quando o próprio comando da polícia pediu ajuda para a questão tempos atrás. Algumas ações chegaram a ser programadas, algumas até foram desenvolvidas, mas o buraco é mais profundo, sendo necessário de fato colocar o dedo na ferida e mesmo que doa solucionar o problema, agradando a uns e desagradando a outros, mas encarando de frente a questão.

Alertado foi
Em algumas edições, desde o mandato do ex-prefeito Walker Américo, o Jornal do Sudoeste vem alertando sobre a necessidade serem tomadas providências no tocante a moradores em situação de rua em alguns locais em São Sebastião do Paraíso. Em vez de solucionada essa questão social, o problema tem se avolumado, não obstante reiterados pedidos de comerciantes, donas de casa, até de religiosos. Registro constante de agressões entre os próprios moradores em situação de rua, tentativas e homicídio foram registrados. Recorde-se que até mesmo o ex-comandante do Batalhão da Polícia Militar sugeriu medidas mais firmes, que não aconteceram. Embora tardiamente, ainda é tempo.

Episódio
Foi preciso um episódio lamentável, ocorrer com o prefeito Marcelo Morais e poderia ter sido com qualquer outra autoridade para novamente os olhares se voltarem com mais atenção para a situação dos moradores em situação de rua. Não são intocáveis, não são coitados, merecem respeito sim, mas devem se fazer respeitar. A questão de direitos humanos não está acima da ordem e da lei e cada qual tem suas prerrogativas, mas a sociedade, as pessoas principalmente as de bem, as mulheres, as crianças, os idosos, os mais fracos ou mais fortes, seja lá quem for não podem ficar reféns de quem se acha protegido e confortável em seus direitos, em detrimento dos deveres e obrigações. Romantismo e vitimismo à parte é preciso dar os devidos encaminhamentos à questão.

Acampamento
Quem passa pela Praça Olegário Maciel, também conhecida como Praça da Estação há muito tempo pode perceber que o local tornou-se um acampamento. Uma barraca foi instalada no local e não há quem quer que tenha poder ou autoridade para remover o cidadão que tomou conta do pedaço. Foi assim por muito tempo na Praça dos Ferroviários que por tempos foi tomada e ocupada, sabe-se lá se não pelo mesmo. Não é pura e simplesmente questão de ser sem teto. Existe a questão do abrigo, mas onde impera a ordem não cabe a desordem e nem todos aceitam regras, a não ser as próprias. Passa-se então uma norma sobrepor a outra e estabelece-se o caos. Há outros locais públicos onde a barraca pode ser armada.

Indicações
Uma indicação foi apresentada no sentido de que seja instalado um banheiro público na Praça da Mogiana, nos mesmos moldes dos que já foram implantados em outras praças da cidade como na Vila Formosa e Cristo Rei. Da mesma forma foi solicitado para o bairro Alto Bela Vista a instalação de uma academia ao ar livre. A iniciativa visa incentivar a prática de atividades físicas que pode proporcionar melhor qualidade de vida, além de melhora no quadro de saúde dos moradores praticantes dos exercícios no local a ser atendido. A comunidade agradece.

Itinerante
O presidente da Câmara de Paraíso, Lisandro José Monteiro, confirmou que na próxima terça-feira, 26 de abril será realizada no município a primeira sessão itinerante do período. Será no bairro Jardim Diamantina para atender também aos moradores dos bairros adjacentes. O serviço tem por objetivo aproximar o Legislativo da população, ouvindo de perto as reivindicações dos moradores nas áreas assistidas. A primeira parte das atividades funcionará no período de 15 às 18 horas. As sessões itinerantes ocorreram até 2019 e depois acabaram suspensas tendo em vista a restrições do período de pandemia do coronavírus.

Segunda parte
Ainda conforme anunciado pelo presidente Lisandro Monteiro a sessão itinerante terá duas novidades. Durante o evento serão distribuídas pelo menos 20 mudas de árvores para serem plantadas na região atendida. Outra questão será a presença dos membros do Executivo no evento. Conforme noticiado o prefeito Marcelo Morais, o vice-prefeito Daniel Tales e todo o secretariado também deverá comparecer para receber os pleitos e reivindicações dos moradores daquela região. Ao final dos trabalhos haverá ainda uma aula de zumba, com uma hora de duração para movimentar e animar a comunidade.

Vacinação
A quinta-feira,21, feriado de Tiradentes, será marcada por mais um dia de vacinação contra a covid-19 em Paraíso. Nesta data, a prefeitura programou a aplicação da segunda dose e terceira doses da Pfizer na população adulta. A terceira dose somente será aplicada nas pessoas que receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus há pelo menos quatro meses. O atendimento será na Arena Olímpica, no período de 8h às 17h. É fundamental apresentar o cartão de vacina e, um documento com foto. Com o avanço dos trabalhos de vacinação o Município espera poder desobrigar o uso de mascara em locais fechados no próximo mês.

Viatura
Em redes sociais o deputado Emidinho Madeira anunciou que na próxima sexta-feira, dia 22, fará entrega de viatura a Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso, às 10 horas, na Praça Comendador José Honório (matriz). Conforme consta, a viatura foi conseguida por ele em parceria com o senador Rodrigo Pacheco.

LDO
O Executivo Municipal de São Sebastião do Paraíso apresentou para apreciação da Câmara Municipa o o projeto de Lei que prevê as diretrizes orçamentárias para o próximo ano. A chamada LDO 2023, deve estabelecer quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Para isso, ela fixa o montante de recursos que o governo municipal pretende economizar; traça regras, vedações e limites para as despesas dos Poderes; autoriza o aumento das despesas com pessoal; regulamenta as transferências a entes públicos e privados; disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas; indica prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos. No segundo semestre até o final de outubro, deverá ser apresentada a Lei Orçamentária prevendo as estimativas de receitas e fixando as despesas do ano vindouro.