Na área
A assessoria de comunicação da Agrishow Ribeirão confirmou, no início da tarde da última quinta-feira, 21, a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) na cerimônia de abertura do evento, em Ribeirão Preto (SP). A solenidade está marcada para as 10h da próxima segunda, 25. Algumas lideranças políticas de Paraíso e região já se mobilizam para participar do evento e prestigiar o presidente. Quem não puder ir desta vez poderá agendar para o dia 22 de maio a possibilidade de um novo encontro, desta vez em Cássia. Correligionários anunciaram a presença de Bolsonaro na inauguração do Santuário dedicado a Santa Rita de Cássia.
Cirurgias Eletivas
O deputado federal Emidinho Madeira fez discurso na Câmara Federal onde em seu pronunciamento falou como presidente da Frente Parlamentar das Cirurgias Eletivas. Ele pediu aos colegas deputados que coloquem mais emendas e recursos para atender as demandas do setor. A intenção é intensificar o trabalho para zerar a demanda. Somente na região, principalmente agora que os efeitos da pandemia da covid-19 estão diminuindo há milhares de pessoas na fila de espera. Ele disse que tem o apoio de 31 hospitais no Sul de Minas engajados em atender a população. Pediu também o apoio dos gestores de saúde e prefeitos a apoiarem a causa.
Agachados
A respeito das declarações de Emidinho, observadores afirmam que mesmo sendo presidente da Frente Parlamentar das Cirurgias Eletivas, não se tem notícia que ele tenha movido sequer uma palha para que o Hospital do Coração da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso perdesse o valor corresponde a 60% da verba que havia para custear atendimentos, que migraram para o setor de cardiologia da Santa Casa de Passos. E ao que consta, tem feito falta no HCOr de Paraíso. Aliás, na mesma esteira, de cócoras, ficaram outros deputados votados em Paraíso, em relação a essa perda de recursos.
Revitalizando
Teve início nesta semana a remodelação de canteiros e recuperação de calçamento na Praça Santa Paula Frassinetti (Lagoinha), no trecho ao lado da Rua Pimenta de Pádua. Equipes estão envolvidas também no entorno das lagoas do San Genaro, onde o plantio de grama já está quase finalizado na primeira lagoa e em andamento na segunda, além da preparação para recuperação e construção de calçada e reposição de guias de concreto. Desde o início do ano os dois espaços estão sendo revitalizados e recuperados. Logo segundo a Prefeitura de Paraíso estas áreas serão devolvidas para que a população possa desfrutar destas áreas de lazer e pontos turísticos da cidade.
Parque da Serrinha
Também anunciada nesta semana mais uma boa notícia para os amantes da natureza e meio ambiente. A partir deste sábado, 23 de abril, estão autorizadas as visitas e acontece a abertura do Parque Municipal da Serrinha, situado as margens da BR-265, sentido a Ribeirão Preto e localizado a menos de cinco quilômetros do centro da cidade. Além dos efeitos restritivos da pandemia, ano passado o parque sofreu com queimadas (fala-se que uma delas criminosa), e quase foi destruído. Amenizada a fase de restrições e recuperado dos efeitos climáticos o local está novamente disponível para a comunidade. Além do contato com a natureza é possível participar de trilhas, trekking, aulas, passeios e recreações dentro do Parque da Serrinha.
Do Trabalhador
Expectativa nesta semana se a Prefeitura irá realizar a tradicional Festa de 1º de Maio, quando se comemora o Dia do Trabalhador. Por conta dos efeitos da pandemia da covid-19, nos últimos dois anos as festividades desta data deixaram de ser realizadas na cidade. Com o controle da doença a expectativa é de que o evento volte a ser promovido e agora será o primeiro que pode ser realizado com a marca da atual administração. Não se sabe se por sorte ou azar o dia caiu em um domingo. Em maio ocorrem outros eventos públicos como as comemorações do Dia da Mães e homenagens afins, a festa da Congada no Distrito de Guardinha, mas este é no fim do mês e ainda dá tempo de colocar os atores na mesa para se conversar e planejar.
Parceria
Ainda em relação ao 1º de Maio, normalmente a festa é realizada em parceria com a diretoria do Operário Esporte Clube. Alvorada, café da manhã, Corrida do Trabalhador, Rua de Lazer, show musical e partidas de futebol são algumas das atrações que antes costumavam ocorrer. Já teve épocas em que uma peça de teatro, uma celebração religiosa também ajudavam a refletir sobre a data. De tempos em tempos é possível inovar com atrativos que são apresentados para renovar as festividades. Sendo assim que venham as novidades dos tempos atuais.
Liminar
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, concedeu, na quinta-feira, 21, decisão liminar que suspende os reajustes adicionais de 14% para os servidores da saúde e segurança pública e 33% para a educação. A decisão ocorreu após o governador Romeu Zema acionar a corte. A medida deve ser analisada pelos demais ministros, fato que deverá ocorrer no plenário virtual do STF. Ainda não há data marcada para o julgamento. Até lá, os percentuais adicionais estão suspensos. Foram acatadas as argumentações do governador que citou serem as emendas feitas na Assembleia Legislativa inconstitucionais. Exemplifica a situação a não definição da origem dos recursos para os reajustes que representa impacto superior a R$ 8 bilhões aos cofres estaduais.
Aguardando
Em nota oficial o Sind-UTE que representa os servidores da Educação tranquiliza a classe. O comunicado diz que a decisão proferida trata do pedido liminar formulado pelo estado. Por se tratar de decisão provisória, ainda não foi julgado o mérito da ADIn proposta pelo Governo, isto é, não é decisão definitiva. Assegura também que da decisão, ainda cabe recurso por parte da ALMG e apreciação da liminar pelos demais ministros, podendo ser revertida. Conforme já informado, o sindicato atuará como Amicus Curiae “Amigo da Corte” na ADIn para defender a constitucionalidade da lei, garantindo, assim, o direito dos profissionais da educação básica do estado ao pagamento do piso salarial profissional nacional. Os educadores estão em estado de greve e podem retomar a paralisação a qualquer momento.