CURTAS EDIÇÃO 2604

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 27-04-2022 07:06 | 538
Foto: Reprodução

Visita
O governador Romeu Zema estará em vista à região onde cumpre agenda nesta quarta-feira, 27 de abril. Conforme anúncio de seu cerimonial ele desembarca em Passos, antes das 11 horas e em seguida segue para o auditório da OAB para o anúncio da instalação da fábrica da Heineken no município. A vizinha cidade está comemorando a chegada do empreendimento que representa investimentos de R$1,8 bilhão e a geração de centenas de empregos. Depois de meses de expectativas finalmente o anúncio de onde a fábrica cervejeira está fincando parte de suas raízes. A tarde ele participa da inauguração do Grupamento de Meio Ambiente da Polícia Militar em Carmo do Rio Claro.

Urubus
O presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, Lisandro José Monteiro, bem ao seu estilo, teceu críticas contra os que chamou de “urubus”. Ele se referiu a políticos que de quatro em quatro anos se apresentam na cidade para pedir votos, e em troca ofertam algumas emendas parlamentares. Não perdoou nem mesmo representantes de seu partido Solidariedade, tidos como verdadeiros paraquedistas. Enxotou aqueles que ligam nesta época oferecendo recursos em forma de emendas parlamentares e a esta altura, buscam abrigo para montar o palanque e depois desaparecem.

IPTU
Em consulta ao prefeito de Paraíso, Marcelo Morais que assistia a reunião da Câmara direto do plenário – o que não é novidade – o presidente Lisandro anunciou que a chegada dos carnês do IPTU (Imposto Predial, territorial e Urbano) deste ano deverão ser lançados no intervalo entre 60 a 90 dias. Segundo o vereador a situação mudou tanto nos últimos anos que agora é o cidadão quem está à procura para estar em dia com os cofres públicos a ponto de haver pessoas procurando para pagar antecipado. Para Lisandro este é o resultado da seriedade e credibilidade da gestão, pois desta forma o cidadão vê onde está sendo investido o dinheiro e sabe que o retorno do que paga é garantido.

Animais soltos
Pela segunda vez consecutiva o vereador Vinícius Scarano Pedroso se manifestou em sessão da Câmara relatando o problema de animais de grande porte soltos nas ruas da cidade. Há uma semana ele já havia mencionado a situação de vacas e cavalos perambulando em algumas regiões. Novamente citou a situação registrada na Avenida Dárcio Cantieri e também no bairro Vila Verde. Pediu que seja encaminhado ofício notificando os responsáveis para as devidas providências, antes que algum acidente aconteça. O difícil em horas como estas é encontrar os proprietários dos animais.

Mexer no bolso
O recolhimento de animais e a liberação mediante pagamento de multa é a saída. Se o dono não aparece que seja realizado leilão dos mesmos e o valor arrecada seja destinado a manutenção do serviço de fiscalização e guarda dos animais. Ao que consta, o vereador Juliano Carlos (Biju), propôs projeto nesse sentido.

Demanda conhecida
O vereador José Luiz das Graças elogiou a iniciativa de se retomar o Gabinete Itinerante realizado pela Câmara Municipal de Paraíso. Ele ponderou, no entanto, que muitos dos pedidos que devem ser feitos já são do conhecimento dos vereadores e até mesmo da própria administração a quem são endereçadas as reivindicações. Justificou que algumas das questões pendentes ainda não foram resolvidas em função do calendário, entre outros detalhes. São situações que demandam tempo, outras de recursos para serem viabilizadas. Tem aquelas que necessitam da boa vontade e da ordem de serviço para que saiam do papel e seja executada. Está dentro do tempo de mandar executar.

Iluminação
O vereador Antônio César Picirillo usou seu espaço durante o grande expediente da sessão de segunda-feira, 25, para reivindicar melhorias. Ele falou dos buracos e da falta de sinalização bem na porta de sua casa no Jardim Europa. Depois citou o problema do sistema de iluminação na cidade, onde muitas ruas estão na penumbra facilitando a ação marginal. Em várias cidades da região as prefeituras fizeram convênio com a Cemig e as luzes estão sendo substituídas por lâmpadas de led com melhora significativa. Pergunta que não quer calar é se Paraíso que faz parte da associação regional dos municípios aderiu ou não ao programa. Assim como nas demais, essa situação poderia ser resolvida ao menos parcialmente.

Denunciar
Proposta do vereador Juliano Carlos Reis, o Biju é que o município divulgue mais os meios pelos quais o cidadão possa denunciar quem esteja colocando fogo em terrenos baldios e áreas de vegetação nativa ou não. Segundo ele muitas vezes o cidadão não sabe a quem recorrer. Nesta semana foi a partir de uma denuncia anônima feita ao Corpo de Bombeiros é que um grande incêndio em área nativa pôde ser evitado e mesmo assim uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados foi devastada. Contudo, a partir das informações recebidas o suspeito de atear fogo as margens da rodovia BR-265 foi localizado, detido e encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. Que possa haver mais denúncias contra quem pratica queimadas prejudicando o meio ambiente e as pessoas de maneira geral.

Fio da vergonha
Biju ainda chamou a atenção para a situação de um fio existente na Rua Tabajara Pedroso, já denunciado várias vezes pelo Jornal do Sudoeste e que até o momento ninguém tomou providências. Ele disse que a Câmara até criou uma legislação para reforçar a fiscalização e também para que ocorra fiscalização a respeito, mas este tipo de questão parece estar sendo ignorada pelos órgãos responsáveis. Solicitou que novamente sejam cobrados e notificados. Deixou bem claro que está fazendo a sua parte em cobrar alguma solução, mas, salientou que existem setores que estão deixando a desejar, fazendo vistas grossas e jogando a solução dos problemas para debate do tapete.

Caçambas
Por falar em falta de fiscalização, várias caçambas colocadas em vias públicas de Paraíso continuam sem faixas refletivas, algumas com pinturas escuras, o que aumenta o risco de acidentes. Isso já foi exaustivamente denunciado pelo Jornal do Sudoeste, ao que se sabe foi dado prazo para se proceder a correção, mas infelizmente alguns prestadores desse serviço insistem em não cumprir o que é estabelecido. E contam com a ineficiência da fiscalização. Resta saber, até quando...

Balanço
A Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) encaminhou ofício para o Legislativo paraisense informando sobre o relatório das atividades desenvolvidas durante o ano de 2021. Como acontece periodicamente solicitou o agendamento de uma data para fazer a prestação de contas do trabalho que é feito junto aos produtores rurais do município. Mesmo com a pandemia, a prestação de serviços e a assistência ao homem do campo não deixou de ocorrer mesmo de forma remota. A parceria com os poderes municipais está mantida e a expectativa é continuar realizando em São Sebastião do Paraíso o atendimento que vem sendo feito há décadas.

Pediatria
Tem sido cada vez mais frequentes e intensas reclamações sobre o atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Paraíso no setor de Pediatria, devido a demora e as vezes pela ausência do profissional para o atendimento. As reclamações na maioria dos casos são de mães que procuram ajuda para seus filhos e necessitam aguardar cerca de quatro horas para passar pelo médico. O assunto tem sido recorrente nas redes sociais e incomodado os gestores, já que não tem faltado empenho para solucionar o problema diante da demanda crescente a cada dia. A luz de alerta está acessa e é um gargalo a ser resolvido antes que se torne bola de neve.

Público x particular
O próprio prefeito Marcelo Morais tem manifestado sobre a questão e argumenta que nem mesmo nos planos de saúde há oferta de pediatras todos os dias, 24 horas. Ele cita que são vários os profissionais atuando no setor e ressalta que existe período de pico, ou no horário de troca de turno em que os atendimentos são mais lentos. Outro detalhe mencionado é que em várias situações a mãe prefere que o filho passe pelo pediatra em detrimento do clínico geral, sobrecarregando alguns profissionais. Ele já deixou claro que está ciente de toda a situação e que os médicos e equipe de profissionais têm se desdobrado para atender com qualidade, agilidade e humanidade.