Mãos à obra
O vereador Antônio César Picirillo não se faz de rogado e literalmente colocou a mão na massa como sempre faz. Já pintou praças, ruas e muros, e tempos atrás retirou lixo jogado em lagoas no San Genaro. Desta vez foi no entorno do Estádio Dr. Joaquim Ferreira Gonçalves, o campo do Operário que ele atuou. Pintou as guias nas ruas próximas ao campo no alto da Mocoquinha. Também deu um trato no lado interno do estádio e até o barrado do gramado.
Torneira seca
Moradores de diferentes bairros de Paraíso entraram na “gritaria” mais uma vez contra a Copasa, em redes sociais, pela falta de água em suas casas, na sexta-feira. A chiadeira é grande principalmente por aqueles que programaram limpezas em suas casas e se veem impedidos de terem o serviço realizado. No caso de ontem foram moradores do Jardim Europa e Jardim Daniela quem mais se queixavam. Até o meio da tarde a não havia nenhuma manifestação da concessionária sobre o assunto. Para a empresa é importante que as queixas ocorram pelos canais oficiais para que se possa saber da situação o mais breve possível e buscar soluções para eventuais problemas havidos.
Carreata
Ao que tudo indica Paraíso estará movimentada neste domingo, 1.º de maio. Além das comemorações alusivas ao Dia do Trabalho (e do Trabalhador), que têm programação incluindo eventos esportivos e shows artísticos, na Praça da Abadia (Estádio do Operário) e na Praça Olegário Maciel, proximidades antiga Estação da Mogiana que se tornou Casa da Cultura, uma grande carreata também está sendo programada. Através de redes sociais foi postado convite para a “Carreata Patriota Paraisenses” que terá seu ponto de partida nas imediações do Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho.
Ampliando
O Senado aprovou na quarta-feira, 27, as alterações feitas pela Câmara dos Deputados sobre o Projeto de Lei 3.188/2021. A iniciativa visa manter recursos para os empréstimos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), estendendo até o fim de 2024 o prazo para uso de verbas que estão no Fundo Garantidor do programa, mas são oriundas do Pronampe Emergencial. O autor da proposição é o senador Jorginho Mello, presidente da Frente Parlamentar da MPE no Congresso Nacional.
Comemorou
O projeto permite que recursos do Fundo que não foram utilizados para garantia das operações contratadas, assim como os valores recuperados, não sejam devolvidos à União e possam ser utilizados para garantia de novas operações. O presidente nacional do Sebrae, o paraisense Carlos Melles, agradeceu ao autor pela medida e o trabalho efetivo dos parlamentares e do governo em favor dos pequenos negócios, e da geração de emprego e renda, especialmente neste momento de retomada da economia.Com a aprovação pelos senadores, o projeto segue à sanção pelo presidente da República.
Covid-19
O Governo de Minas Gerais divulgou que 816 municípios mineiros, ou seja, 95% das cidades não houve registro de mortes por coronavírus durante sete dias, dados registrados na quinta-feira. Conforme anunciado trata-se de uma notícia que traz alívio e esperança para a população. Em São Sebastião do Paraíso este indicador deve completar um mês neste sábado, considerando que foi em 31 de março o último registro de óbito por covid no município. É o melhor indicador desde o início da pandemia e quando começaram os óbitos em 2020.
Internações
Em contrapartida, nesta semana o município paraisense voltou a registrar pessoas internadas em função conforme divulgado no boletim epidemiológico de quarta e quinta-feira. Foram praticamente 20 dias sem que algum leito hospitalar da Santa Casa recebesse algum paciente com covid. É mais um indicativo de que a pandemia não acabou e mesmo com flexibilização do uso de máscara as pessoas precisam ficar atentas e observarem os protocolos de segurança. Outro fator que se deve ficar atento refere-se a continuidade da vacinação contra a doença.
Imunização
A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza chega ao fim neste fim de semana com índices de imunização abaixo da meta. Até o momento foram vacinados apenas 27,8% dos idosos e 30,4% dos trabalhadores da saúde, que são os grupos prioritários desta fase. A meta é alcançar uma taxa de imunização de 90%. No caso das pessoas com 60 anos de idade ou mais, foram aplicadas 958.681 doses, de um total estimado de 3.442.911 indivíduos nessa faixa etária em Minas Gerais. Em relação aos trabalhadores da saúde, 184.414 receberam a vacina, em um universo de 606.091 profissionais. Com a realização do Dia D da campanha de vacinação hoje sábado, a expectativa é de que os índices possam ser melhorados.
Cadastro eleitoral
Está acabando o prazo para eleitoras e eleitores mineiros solicitarem a primeira via do título (alistamento eleitoral), inclusão do nome social, atualização de dados cadastrais, transferência para uma seção com acessibilidade, transferência para outro município e regularização de títulos cancelados. O cadastro eleitoral será fechado no dia 4 de maio, e quem não solicitar a primeira via ou regularização de título cancelado dentro desse prazo não poderá votar em 2022. Quem não solicitar o alistamento eleitoral ou a regularização de título cancelado até este prazo não poderá votar nas Eleições 2022, e só poderá solicitar esses serviços quando o cadastro eleitoral for reaberto, no dia 8 de novembro de 2022.