CURTAS EDIÇÃO 2606

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 04-05-2022 10:22 | 600
Foto: Reprodução

Heineken
A decisão da escolha de Passos pela empresa Heineken para a instalação de nova fábrica de cerveja em Minas Gerais consumiu algum tempo dos debates na Câmara em São Sebastião do Paraíso. Vereadores expressaram pontos de vista, e os argumentos passaram por questão técnicas e políticas. O aspecto político teve sim sua participação, mas, em grande parte a decisão primou por questões técnicas, sobretudo, a oferta abundante de água. No caso de Passos a área para instalação da indústria cervejeira será numa área próxima às águas da represa de Furnas, de onde, segundo foi dito, será captada.

Efeitos
Certamente municípios vizinhos, dentre eles Paraíso, irão se beneficiar dos efeitos da proximidade com Passos, e outras empresas virão no “arrasto”. No entanto, a administração pública (Prefeitura e Câmara) estão cientes que será necessário um trabalho técnico para que o município paraisense esteja preparado para receber empresas de porte. Isso aliado ao lado político que nessa hora pesa. E aí entra a escolha certa de representantes em nível de Estado e também no âmbito federal.

Representação
Nas eleições passadas eleitores de Paraíso abriram mão de ter seu representante genuinamente local. Agora não adianta chorar o leite derramado. Conforme foi dito por vereadores, nesse período foi uma ‘emendinha aqui, uma ambulância ali, e outra viatura acolá’, não mais que isso. Em momentos cruciais, como a perda de verba do Hospital do Coração de Paraíso, para a Santa Casa de Passos, deputados ficaram na moita, e o resultado já se sabe. Na hora do vamos ver não decidem por Paraíso. Oxalá, nas próximas eleições o eleitor possa fazer melhores escolhas.

Itinerante
A realização da primeira edição do ano do Gabinete Itinerante teve saldo considerado positivo pelos vereadores. No entanto, algumas mudanças já estão sendo avaliadas, sobretudo, em relação ao horário do evento. É que na parte final da tarde muita gente ainda está no trabalho o que impede uma participação maior dos moradores. Uma das propostas em análise é iniciar os trabalhos nos bairros um pouco mais tarde e estender o horário. Em outros tempos, as sessões itinerantes eram realizadas a noite, inclusive em Termópolis, e no Distrito de Guardinha, com deslocamento de toda infraestrutura necessária.

Vistas
De nada adiantou o apelo e nem as justificativas do vereador José Luiz das Graças para que o Projeto de Lei que prevê a regulamentação do serviço de transporte de passageiro por aplicativo fosse colocado em primeira votação, na segunda-feira, 2. O vereador presidente Lisandro Monteiro solicitou pedido de vistas à proposição. José Luiz chegou a citar que foram feitas reuniões com o jurídico, demais vereadores e representantes do setor quando foram dirimidas todas as dúvidas e ajustadas algumas questões estão o projeto apto a ser votado. Regimentalmente o projeto voltará a ser apreciado pelas comissões e o plenário a partir da próxima segunda-feira, 9 de maio.

Ponto
Por falar em transporte, os vereadores Vinício Scarano Pedroso e Maria Aparecida Cerize Ramos fizeram coro para que seja mudado o ponto de ônibus instalado em frente ao Colégio Santa Paula Frassinetti. A medida se concretizada poderá ajudar a desafogar o trânsito na região onde existem duas escolas praticamente uma em frente a outra. O assunto já é de conhecimento da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes que analisa a questão. Uma das alternativas apontadas seria a transferência do ponto do coletivo para a quadra anterior. No entanto, este ficaria muito próximo a parada anterior, constituindo desta forma verdadeira sinuca de bico.

Transporte
A vereadora Cidinha Cerize, anunciou que foi reivindicado junto a municipalidade o adiantamento no horário inicial da Linha 3. Trabalhadores da Santa Casa e de outras empresas estariam chegando atrasados ao trabalho devido o horário de circulação do coletivo. Ela reconheceu o esforço da administração ao assumir o serviço e citou que, aos poucos melhorias vão acontecer. É o caso da retomada da Linha 4 que deverá ocorrer nas próximas semanas. Outro pleito requisitado, salientou a vereadora é a ampliação da circulação do coletivo no sábado além das 13 horas e a volta do atendimento aos domingos.

Acessibilidade
Embora vá completar seis anos em 30 de junho, conforme anunciado, o prédio da Câmara ainda não está servido de completa acessibilidade. O caso ficou evidente semana passada quando da realização de um evento no subsolo e um cadeirante, membro da OAB teve dificuldade para acessar o espaço. Foi reivindicada a instalação de um elevador para facilitar o acesso de todos no prédio.

Providências
O presidente Lisandro determinou que seja feito o devido processo de licitação, assim como está sendo feito para implantação de energia solar e também a construção de um posto artesiano, tudo dentro da legalidade. No caso da energia, a UPA e escolas do município poderão ser beneficiados com repasse das sobras da energia produzida.

Radar
O vereador Luiz Benedito de Paula, anunciou que teve seu pleito atendido em duas situações referente as rodovias que cortam o município. Numa delas no entroncamento da BR-265 com a MGC-491 foram colocadas defensas metálicas as margens da via para evitar que veículos e caminhões saiam da pista, como ocorreram recentemente. Outro ponto foi a instalação de radar na BR-265, próximo ao acesso para a estrada da Guardinha. O dispositivo agora foi instalado no lugar certo segundo o vereador. Ainda assim não faltaram críticas de que poderia ter havido outras solução para conter o excesso de velocidade, senão aquela que mexe no bolso dos infratores. Batava os condutores obedecerem a sinalização, mas só placa há pouco respeito dos motoristas.

1º Maio
Diversos foram os elogios dos vereadores em relação aos festejos do Dia do Trabalhador ocorrido na cidade. Todos se reportaram ao evento realizado pela Prefeitura no entorno da Praça da Abadia. O comentário geral é de que está havendo o resgate das tradições. O vereador Pedro Sérgio Delfante sugeriu que artistas locais possam ser convidados a se apresentar e a abrilhantar ainda mais a festa em futuras edições, como forma de valorizar os artistas paraisenses. Nada foi falado sobre um outro evento realizado na mesma data com o mesmo intuito da celebração da data e que reuniu grande número de pessoas nas imediações da Casa da Cultura.

Inscrições
A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Ensino Profissionalizante de São Sebastião do Paraíso está com as inscrições abertas até a quinta-feira, 5, para o curso de Logística. A atividade é ministrada em parceria entre a Prefeitura, o IFSuldeminas núcleo de Pouso Alegre e a ETec. São oferecidas 50 vagas para a formação através do ensino à distância e uma aula presencial ao mês, 100% gratuito. A iniciativa visa a formação de profissionais de nível técnico para empresas e indústrias e empreendimentos ligados ao setor do agronegócio.