Depois de dois anos de atividades presenciais paralisadas em função das restrições da pandemia do covid-19, a Oficina de Artes Cênicas Sebastião Furlan de São Sebastião do Paraíso está retomando as aulas de teatro. De acordo com o professor Kayo Rodrigues, durante o período de dois anos foram realizados alguns trabalhos virtuais. “A novidade deste ano é que as aulas, os ensaios e apresentações acontecerão no Teatro Acissp, após a Oficina ter firmado um acordo e as inscrições já estão abertas”, define.
Em março de 2020 a Oficina precisou paralisar suas atividades presenciais, explica Kayo. Desde então a as atividades passaram a existir no mundo virtual, através de aulas online. Mesmo com as restrições, já no final de 2021 foi possível realizar uma apresentação de sucesso. O espetáculo “Maria Engomada”, que encenado em dezembro de 2021 para mais de 800 pessoas na Praça Comendador João Alves é resultado do sucesso desta iniciativa. “Este espetáculo teve 90% dos seus ensaios on line”, acrescenta Kayo.
“Nossas atividades passam a ser desenvolvidas nas instalações da ACISSP”, anuncia Kayo Rodrigues. Ele destaca que a Oficina e a Associação Comercial firmaram um acordo em abril deste ano que resultará na promoção do Curso Livre de Teatro e na realização de espetáculos teatrais, gerando assim fomento cultural para nossa cidade.
O diretor teatral anuncia que os interessados já podem se inscrever. “Nosso Curso Livre de Teatro tem início na quarta-feira, 4, às 18h30 na ACISSP”, informa. O curso é indicado para pessoas maiores de 10 anos de idade. “Inicialmente trabalharemos com uma turma multisseriada e depois iremos separar de acordo com as faixas de idade”, observa.
Para informações sobre as matriculas e preços os interessados devem procurar pelos diretores Kátia Mumic (35 99139-4656) ou Kayho Rodrigues (35 98418-1664). “O teatro é uma porta de entrada para aqueles que ousam construir um mundo melhor”, define.
“Estamos muito felizes em retornar ao presencial e com a parceria com a Acissp. Tenho certeza que essa parceria será um sucesso para ambas as partes, pois o que temos em comum é a vontade de fomentar o setor cultural do município, mostrando que existem excelentes motivos para se estar e ficar em Paraíso e usufruir da cultura daqui”, ressalta o professor e diretor. “Além disso, estamos com ansiosos para receber os alunos no ambiente presencial, afinal estamos há dois anos distantes”, completa.
TRADICIONAL
A Oficina de Artes Cênicas Sebastião Furlan é uma entidade civil de caráter artístico-cultural sediada em São Sebastião do Paraíso. Foi fundada em 16 de Maio de 1994 sob a orientação das professoras Edyna Maldi Borges e Katia Mumic.
Na ocasião, os alunos-fundadores fizeram uma homenagem póstuma a Sebastião Furlan, teatrólogo e educador que realizou diversas atividades culturais no Sul e Sudoeste de Minas Gerais. O primeiro espetáculo encenado foi “Chão e Chuva”, de autoria do próprio Tião Furlan.
Desde 2017 a Oficina é dirigida por Kayho Rodrigues e Katia Mumic. Ambos são licenciados e possuem habitação para o ensino das artes cênicas.