CURTAS EDIÇÃO 2607

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 07-05-2022 07:28 | 1683
Foto: Reprodução

Inaugurações
A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso receberá na próxima terça-feira,10, o secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti com perspectivas de anunciar boas novas para o município, inclusive em relação a implantação de um Hospital de Queimados. Será inaugurada a nova ala de acesso ao centro cirúrgico e o necrotério, além do início de novas fases de captação de recurso e também a implantação do plano diretor. Por ser ano eleitoral, pode ser que também se anuncie algo relacionado a banco de sangue.

Heliponto
Dentre as novas obras, consta também a entrega do heliponto que antes mesmo de ser inaugurado já deu dor de cabeça. O local está em fase de homologação e recebeu durante a semana um voo, até então não esclarecido se programado ou emergencial. Fato é que um paparazzi já estava apostos para registrar a cena e divulgar nas redes sociais o primeiro pouso no lugar. A obra foi feita pela doação de uma empresa e sem apoio de nenhum político.

Ladainha
E de novo quase as vésperas das eleições surgem rumores e conversas a respeito do início das obras para a construção do SESC (Serviço Social do Comércio), nas antigas instalações da Praça de Esportes Castelo Branco, em São Sebastião do Paraíso. No que pese a boa vontade de alguns, já passou da hora de acabar com esta cantilena de que vai começar. Melhor seria deixar acontecer e fazer um mega anúncio de quando realmente for ocorrer a inauguração, sabe-se lá quando. Por hora é conversa para boi dormir e motivo para o arauto levar ‘reiada’.

Reversão
O município paraisense, leia-se Prefeitura, já está se mobilizando através de seu Departamento Jurídico para acionar a cláusula de reversão para a área da Praça de Esportes Castelo Branco. A bem da verdade anuncia-se uma movimentação protocolar para dizer que está em obras, mas não evolui. Pelo contrário prédios, espaços esportivos e outras instalações antes existentes já foram destruídas. No caso de reversão para o Município vai dar um pouco de trabalho mensurar o patrimônio. Bom seria não houvesse a necessidade de acionar tal cláusula, mas do jeito que a coisa está, as alternativas vão ficando cada vez mais escassas. Os dias passam e os prazos vão se definindo e desta forma logo haverá uma posição definitiva.

Continuam
Depois dos debates na sessão ordinária na Câmara sobre os deputados eleitos por Paraíso, quando a cidade ficou sem um representante nato na Câmara Federal, as discussões continuam em redes sociais. Não elegeu um local, mas os votos foram transferidos para os de fora como muitos defendiam, serem os melhores e os mais preparados. Os mesmos apoiadores agora insistem no discurso de se ter candidato comprometido com os interesses do município. O que eram bons ficaram ruins, os ruins passam a ser bons e tem hora que nada e ninguém serve.

Radar
O vereador Luiz Benedito de Paula comemorou durante a semana o atendimento de uma reivindicação que há muito tempo ele vinha insistindo e cobrando providências. Trata-se da implantação de radar eletrônico na BR-265 próximo ao acesso da estrada da Guardinha. Mês passado ele bateu o pé, e com toda a razão, quando os responsáveis fizeram a instalação em um ponto, tipo, nada a ver com o local indicado e sem necessidade. As críticas inclusive com reportagem aqui no Jornal do Sudoeste chegaram até as esferas superiores e alguém determinou que as correções fossem feitas, finalmente. Ainda existem outros pleitos a serem atendidos e as cobranças devem continuar, inclusive para a entrada do Condomínio Campo Alegre, na MGC-491.

Patrimônio
Os membros da nova composição do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Sebastião do Paraíso tiveram sua primeira reunião ordinária na manhã de quinta-feira, 5, na Casa da Cultura. Em pauta o projeto de restauro da antiga estação Mogiana, imóvel tombado e que também abriga o Museu Napoleão Joele. Os conselheiros puderam ver na planta como serão as adequações propostas e que, há tempos, já se fazem necessárias. Após concluído esse processo, será feito o orçamento, licitação e início das obras.

Intervenção
Também foram debatidos projetos de intervenção relacionados ao Instituto Monsenhor Felipe (bem tombado e em obras para construção de um hotel) e à igreja matriz de Nossa Senhora da Abadia. Ainda no encontro, novos integrantes aprovaram o envio de ofícios sendo, um deles, agradecimentos aos membros da diretoria anterior. Na próxima semana os conselheiros farão visita a dois bens tombados: as escolas Campos do Amaral (em reforma total pelo município) e a coronel José Cândido. Os membros voltam a se reunir no dia 2 de junho.

Esfriou
A queda na temperatura nesta semana trouxe à tona a preocupação de alguns em relação aos moradores em situação de rua, na cidade. Há cerca de um mês após grande polêmica na cidade envolvendo estas pessoas chegou-se a anunciar a realização de uma reunião envolvendo representantes do setor de segurança, a Prefeitura e outros segmentos para tratar do assunto, mas posteriormente, tudo se acalmou, inclusive as queixas e reclamações sobre as abordagens indesejadas antes ocorridas. Novamente nestas épocas costumam surgir campanhas de agasalho, pessoas distribuindo sopas e outras ações de acolhimento e até para o recolhimento ao albergue para que os desabrigados e os que aceitam ajuda tenham um mínimo de conforto.

Congada
Vai ter congo sim senhor. Após reunião entre representantes da Prefeitura de Paraíso, do Reinado e dos ternos de Congo e Moçambique ficou acertado que será sim realizada a Festa da Congada no distrito da Guardinha. Tradicionalmente o evento acontece no fim de maio e agora não será diferente. Nos dias 27, 28 e 29 de maio acontecerão os festejos sendo que o Levantamento das Bandeiras, será já no próximo dia 15. A parte religiosa já estava praticamente definida e agora com os devidos acertos o lado festivo também foi resolvido. Vai ser um bom teste para saber o que poderá ocorrer em dezembro com as mesmas festividades em Paraíso.

Retomada
Com a movimentação acontecerá a retomada das festividades que ficaram paralisadas por dois anos devido as restrições da pandemia da covid-19. Conforme foi anunciado, o município dará toda a infraestrutura para a festa, como transporte, som, arquibancada e o almoço que, neste ano, será na Escola Municipal Francisco Daniel. Após dois anos fazendo apenas a parte religiosa, agora, a expectativa em que muitos estão ansiosos é de que as caixas possam ser batidas e os demais instrumentos possam ser ouvidos, bem como ocorram os tradicionais bailados. Nos próximos dias a administração também começa a discutir a festa de Congo do final do ano em Paraíso, incluindo ajuda financeira aos ternos no tocante à vestimentas, instrumentos e local do evento. Pode haver mais novidades para 2022.