Profissionais de engenharia, agronomia e geociências de Poços de Caldas, Andradas, Guaxupé, Muzambinho e São Sebastião do Paraíso vão se reunir para propor melhorias e soluções para o desenvolvimento nacional. O encontro será realizado nesta segunda, dia 16, no auditório da Universidade Federal de Alfenas - Campus Poços de Caldas.
Será um dos 18 eventos precursores do 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que será promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em Belo Horizonte, no dia 13 de julho de 2022. O tema central deste ano é o “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.
O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, ressalta a importância de os profissionais locais imprimirem a sua experiência técnica na formulação das propostas. “Eles vivem o dia a dia das cidades e sabem o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida da população.
Os engenheiros, agrônomos e geocientistas podem contribuir tecnicamente na construção de políticas públicas e na elaboração de estratégias para estimular o desenvolvimento”, destacou Lucio.
Na reunião precursora, os profissionais vão discutir e aprovar propostas elaboradas a partir dos eixos infraestrutura, inovação tecnológica e atuação profissional. Além disso, serão eleitos os delegados que vão representar os participantes na etapa estadual, quando as propostas de todas as regiões serão novamente discutidas e avaliadas. As proposições aprovadas no CEP, por sua vez, seguem para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado de 06 a 08 de outubro de 2022, em Goiânia (GO).
O CEP/CNP, que é realizado a cada três anos, se constitui como um importante fórum de discussão que tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. As propostas da última edição do Congresso, em 2019, estão tramitando no Conselho Federal, sendo que dez delas já foram concluídas. Confira o andamento no link https://bitly/36jdhA4
(por Iane Chaves)