APC

Presencial na Academia Paraisense de Cultura

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cultura | 14-05-2022 15:44 | 5753
Foto: Nelson Duarte

“Tem forma de rosas e cor de amor!

  Tem cheiro de carinho no ar”!

Em clima especial de afeto, ternura e gratidão, o Sodalício da Academia Paraisense de Cultura, na quarta-feira, 04/05 homenageou todas as mães acadêmicas ou não, presentes na sessão comemorativa do Dia das Mães.

“O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para o seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.

Assim declarou o decreto do Presidente Getúlio Vargas, publicado em 05 de maio de 1932".

O amor de mãe é um dos sentimentos que mais distinguem e dignificam a espécie humana. A data ganha espaço, apoiada pelo emocional, na importância que a figura materna tem em nossa cultura.

Nossa presidente, Leila Yunes, com a leitura de, A Mulher Invisível, abriu a sessão acadêmica, seguida pelo Hino da Academia, executado ao piano pela maestrina, Miriam Lauria e as vozes acadêmicas. O agradecimento a Tihers Sousa  Cardoso (pintor) e Daniel Duarte Naves, envolvidos no trabalho da pintura da APC, na época, Daniel, secretário da Cultura, coube ao acadêmico, André Luiz.

Músicas ao piano, à quatro mãos por Miriam e Maria Ofélia,”Mama”, na doce voz de Miriam, a poesia de Dalila Cruvinel, a expressiva dinâmica com as mães presentes, dirigida por Leila, acrescentaram o sabor e relevância à data comemorada.

A figura ilustre do Coronel José Cândido esteve conosco trazida pelo escritor, Luiz Pimenta Filho, em momento histórico-cultural marcante!

O grande final, coube ao Coral “Maestro Lucas Bertucca Filho”, após dois anos inativo, pela pandemia que assolou o mundo. Estão voltando as flores, sim, elas estão voltando com novas perspectivas, novos aromas e cores, devolvendo-nos a esperança e delicadezas no sonhar um novo tempo!!entoamos com alegria o “Parabéns, a você, Mãe!!

 E houve o congraçamento com o delicioso bolo, encerrando a festiva. Inesquecível noite! Parabéns mães, de cá, de lá e de acolá!

GRATIDÃO
(Dalila Cruvinel) Texto e fotos