SINUCA

Paraisenses representam o OVTC no XL Campeonato Brasileiro de Sinuca

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 19-05-2022 10:18 | 2534
Firmiano de Souza Neto, presidente da Federação Mineira de Bilhar e Sinuca, ladeado (à esquerda) por Antônio Rafael e Nilson Letreiros (à direita)
Firmiano de Souza Neto, presidente da Federação Mineira de Bilhar e Sinuca, ladeado (à esquerda) por Antônio Rafael e Nilson Letreiros (à direita) Foto: Divulgação

A quadragésima edição do Campeonato Brasileiro de Sinuca foi realizada entre os dias 13 a 15 de maio, nas dependências do Hotel Glória, em Caxambu (MG). Antônio Rafael (Toninho) e Nilson Silva, o Nilson Letreiros, do Ouro Verde Tênis Clube (OVTC) foram os representantes de São Sebastião do Paraíso na competição e alcançaram resultados satisfatórios nas duas categorias disputadas. Durante o torneio foram conhecidos os campeões nacionais para as categorias Sinuca Aberto e Sinuca Especial que distribuiu R$ 30 mil em prêmios aos vencedores.

O XL Campeonato Brasileiro é uma promoção conjunta da CBBS (Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca) e FMSB (Federação Mineira e Sinuca e Bilhar). A competição, composta por duas etapas de confrontos foi divida em uma primeira fase denominada Categoria Sinuca Aberto, que teve a participação de 60 competidores de todo o Brasil. Desta disputa foram selecionados os 16 melhores que se classificaram para disputar a segunda etapa, denominada de Categoria Sinuca Especial. Eles enfrentaram os 16 primeiros ranqueados do Brasil.

Toninho conquistou a 12º colocação na Categoria Sinuca Aberto e a 28ª colocação na Ca-tegoria Sinuca Especial. Nilson conquistou a 51ª colocação na Categoria Sinuca Aberto. 

De acordo com Nilson a meta ambicionada pelos representantes paraisenses foi alcançada. Eles tiveram o apoio e a parceria com o Ouro Verde Tênis Clube que acaba de adquirir uma mesa oficial de sinuca. O objetivo é incentivar os jovens na prática das modalidades oficiais e internacional para que possam participar das competições realizadas pela Federação Mineira de Sinuca e Bilhar e também da Confederação Brasileiras de Bilhar e Sinuca. “Assim poderemos mostrar ao Brasil e ao mundo os talentos paraisenses neste esporte que já está sendo viabilizado para se tornar Esporte Olímpico”, comenta Nilson.

O campeonato teve como campeão Carlos Te, do Clube Comary de Teresópolis, na Categoria Aberta. O segundo colocado que conquistou o vice-campeonato é Thiago Fofolete. Na Categoria Sinuca Especial, o campeão brasileiro é Noel Rodrigues representante do Paraná.

O vice-campeão é Igor Figueiredo, de São Paulo. Campeão e vice são detentores de vários títulos nacionais com brilhantes passagens inclusive em disputas internacionais. Ainda durante a disputa Igor conseguiu a façanha de realizar a tacada máxima possível na sinuca Regra Brasileira, totalizando 112 pontos. Trata-se de um resultado que irá para o Guinness World Records.