CURTAS EDIÇÃO 2611

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 22-05-2022 07:17 | 561
Foto: Arquivo

Continuam furtando
Cafeicultores têm sofrido seguidos prejuízos com a ação de ladrões em São Sebastião do Paraíso. Em anos anteriores a maior incidência era de cafés que estavam para secagem em terreirões, ou já armazenados. Na atual safra verdadeiros desbroncos têm ocorrido nas próprias lavouras, onde na calada da noite chegam, apanham cafés ainda pés, quebram galhos, deixando rastros de prejuízos. Grande incidência tem sido em sítios e fazendas entre Paraíso e São Tomás de Aquino. 

Pavimentação
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, anunciou que nos próximos dias deve ter início as obras de preparação para a pavimentação da Avenida Mário Giácchero, na Vila Operária. Junto com ela também serão feitos os trechos das vias adjacentes que não têm asfalto e que funcionarão como vias alternativas de escoamento do trânsito na região. Em seguida também será feito o asfaltamento de outros 17 trechos de ruas que encontram-se na mesma condição.

Frente de trabalho
Também existe a expectativa que ainda neste primeiro semestre de 2022 seja retomada a obra de pavimentação da estrada da Guardinha que foram paralisadas ao final de 2021. Tudo indica que agora, nem as chuvas ou os morosos processo de licitação vão adiar o andamento dos trabalhos, até outubro quando recomeçam as chuvas. Conforme anunciado serão feitos mais dois quilômetros em direção ao distrito. Em seguida haverá outra frente de trabalho que iniciará na direção contrária e que se espera terá maior celeridade nos trabalhos devido a topografia para uma arrancada na obra encaminhando-a para o seu desfecho.

Diminuíram
Depois de algumas reuniões entre vereadores e prefeito e também do prefeito e vice-prefeito com alguns profissionais da saúde para a busca de soluções, nesta semana, não se sabe se por influencia do frio e mais pessoas ficaram dentro de casa, cessaram drasticamente as queixas em relação ao atendimento pediátrico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Nos últimos 20 dias houve uma maré intensa de reclamações que parecia nunca ter fim. O empenho dos médicos pediatras e demais profissionais chegou a ser questionado em redes sociais. O impasse ao que tudo indica, foi resolvido, de vez que nãos se postaram queixas e reclamações.

Voltaram a exigir
Algumas cidades da região repensaram medidas relacionadas ao controle da covid-19. Primeiro foi Guaranésia que voltou atrás e tornou obrigatório o uso de máscaras em escolas e locais de prestação de serviço de saúde. Nesta semana também em Guaxupé a Prefeitura voltou a exigir o protetor facial nestes locais e até no transporte público. Em Passos durante a semana houve o registro de novos casos de internação provocados pelo coronavírus. Em Paraíso em várias escolas também está sendo feita a recomendação para que os alunos e servidores utilizem a máscara como forma de prevenção.

Fechamento
A Justiça Eleitoral informa que desde 5 de maio o cadastro eleitoral está fechado, e quem não solicitou o alistamento eleitoral ou a regularização de título cancelado não poderá votar em 2022. O fechamento do cadastro é previsto no artigo 91 da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997). A norma determina que nenhum requerimento relacionado ao título de eleitor será recebido dentro dos 150 dias anteriores a uma eleição.Eleitoras e eleitores só poderão voltar a solicitar a primeira via do título, atualização de dados, a transferência e a regularização da inscrição eleitoral no dia 8 de novembro, quando o cadastro será reaberto. 

Governador
O governador Romeu Zema participa, neste domingo (22/5), em Cássia, da cerimônia de doação do novo Santuário de Santa Rita de Cássia para a Arquidiocese da Igreja Católica. A solenidade marca o último dia do festejo de inauguração do templo e a data em que é celebrada o dia da santa. De acordo com a administração do local, esse é o maior santuário dedicado a Santa Rita de Cássia no mundo. Chegou ser ventilada a informação que o presidente Jair Bolsonaro também viria Cássia em “motociata”, e motociclistas da região se organizavam para acompanha-lo. O presidente não virá.

Licenciamento
O governador Romeu Zema (Novo) confirmou, terça-feira (17), que vai sancionar o projeto de lei (PL) que reduz o valor da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) em até R$100. O PL que reduz o tributo de licenciamento veicular, foi aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na última semana. Agora, a taxa será calculada dividindo a dotação destinada pelo Orçamento do Estado ao Departamento de Trânsito (Detran-MG) pelo número de veículos registrados em Minas Gerais. Neste ano, a taxa de licenciamento teve um reajuste de 21%, saltando para o valor de R$ 135,90. Além disso, o PL revoga a taxa de emissão de segunda via do CRLV, uma vez que o documento é apenas eletrônico.

Participação
A diretora da 35ª Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, Maísa Claudia de Mello Barreto, participou nesta semana em Belo Horizonte do 1º Encontro Gerencial de 2022 das SREs na Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Foram realizados três dias de palestras, alinhamento e debates na Cidade Administrativa, com a participação das diversas áreas que compõem a pasta. Na quarta-feira, 18, na abertura do encontro, o governador Romeu Zema recebeu os servidores no Palácio Tiradentes para um café da manhã para dar as boas-vindas, ao lado da secretária de Educação, Julia Sant’Anna.