APC

PADRE PRIOR vigário pároco

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 01-06-2022 20:43 | 518
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Arquivo

É. ser padre, é possuir a consciência da fé e amar ser padre. Pois bem, da sua fé, da sua humildade, da sua postura missionária, aumenta a nossa fé. O clérigo (classe eclesiástica que se dedica ao sacerdócio), o vigário, o pároco, o sacerdote (no AT era o mediador do Homem e Deus), o religioso presente na vida do ser humano, quer ver?

Desde o nosso nascimento, o batizado; a catequese e a primeira confissão e a primeira comunhão; na orientação para a crisma, na preparação do noivado, o curso de noivos para o casamento e enfim, a unção dos enfermos, um em cada momento e talvez com um padre diferente.

O padre um cidadão, uma autoridade religiosa em nossas cidades, indicado pela Cúria Diocesana, temporariamente, haja visto quando vamos nos acostumando com ele, é transferido para outra missão. Muitos deixando saudades, legado, do latim "legatus.i", quem representa a Igreja e o aprendizado perpetuado entre nós.

Alguns passam rápido; outros, permanecem mais e cujo tempo não gostaríamos que fosse estabelecido. Voltando para a nossa cidade de Jacuí, que bom que você veio, que bom que você está aqui Padre Bruce Eder! Tomara, sua permanência seja longa no meio de nós!

Fernando de Miranda Jorge -  Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com