APC

COISAS QUE MUDAM com o tempo

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 23-06-2022 00:47 | 951
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Arquivo

O tempo é implacável. Muita coisa muda. A maneira de pensar, a maneira de agir, mudam os sentimentos, bons e ou ruins, mas mudam. O que não muda, são os "erros" que cometemos no dia-a-dia. Por isso, aquela máxima: evite o refazer, faça bem feito da primeira vez.

Sabem, de repente as coisas mudam de lugar/ E quem perdeu pode ganhar, da composição do fantástico músico e cantor brasileiro Paulo Ricardo Oliveira Nery de Medeiros. Mas, sei que não sei não. Acontecem muitas mudanças com o passar dos tempos, é só parar e pensar como a vida nos transforma e nos encaminha ao rumo certo.

Errar ou acertar. Errar é aprender, todo erro já é aprendizado e ao sermos capazes de identificar algo "errado, seja um erro nosso ou fora da gente, a percepção se transforma. Todo ponto de vista, é a vista de um ponto".

Importa muito perceber como as coisas mudam com o tempo, Erro e acerto travam entre si uma relação conflituosa: um não existe sem o outro. Quando consideramos algo errado, fazemos isso sempre a partir de um referencial do que nos parece certo. O convite da vida aqui, é que seja não que paremos de "errar", mas que troquemos o referencial. "O tempo passa, as coisas mudam, o que era para ser não foi; o que não era para acontecer aconteceu".

É. E eu, fico com a minha mania de achar que as coisas mudam com o tempo...

Fernando de Miranda Jorge - Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com