CONGADAS

Maioria dos ternos decide mudar local dos desfiles da congada

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cultura | 02-07-2022 14:48 | 1263
Parte religiosa da Congada que é realizada durante o dia está mantida no centro e na Matriz São Sebastião
Parte religiosa da Congada que é realizada durante o dia está mantida no centro e na Matriz São Sebastião Foto: Roberto Nogueira

Em reunião realizada na noite de quinta-feira,30 de junho  no Teatro Municipal Sebastião Furlan, a maioria dos representantes dos Ternos de Congo e Moçambique decidiram aceitar a proposta da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso para a mudança do local dos desfiles da Congada de 2022. O evento acontecerá entre os dias 26 a 30 de dezembro e conforme decisão as apresentações acontecerão na Avenida José de Oliveira Brandão Filho, no Jardim Mediterranèe, em frente à Câmara Municipal. A parte religiosa que acontece durante o dia permanecerá na Praça Comendador José Honório, tendo as celebrações na Igreja Matriz São Sebastião.

Conforme a decisão votaram a favor da mudança os ternos As Filhas de Paraíso, Bela Vista, Canários Paraisenses, Ipiranga, Nossa Senhora do Rosário, Nova Geração, Novo Milênio, Santos Dumont e União. Não concordaram com a proposta de mudança os ternos Anjos de São Benedito, Diamante, Sabiá, Santa Isabel, Xambá e Zambiê de Angola. O terno Veteranos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário não compareceu à reunião.

Representantes do Reinado apresentaram colocações a respeito da parte religiosa envolvendo as bandeiras e as imagens dos santos padroeiros da festa. Eles pediram uma reunião à parte com a Prefeitura que será realizada nas próximas semanas.

Além de representantes dos ternos, participaram o prefeito Marcelo Morais, o vice-prefeito, Daniel Thales; representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, o presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro, vereadores Luiz Benedito de Paula, Marco Antonio Vitorino, Maria Aparecida Cerize Ramos e Pedro Sérgio Delfante. A Câmara apoia a proposta de mudança do local dos desfiles noturnos.

Além da melhora na infra-estrutura que será mais ampla em relação às apresentações dos ternos, camarotes, arquibancadas, banheiros, praça de alimentação, e espaços religiosos a prefeitura anunciou que haverá  o reforço na distribuição de recursos aos ternos.

Também foi anunciado que há interesse de grandes empresas em patrocinar o evento. Uma das próximas etapas será a montagem de uma comissão organizadora da festa.

PROPOSTAS
Em 14 de junho a Prefeitura já havia realizado reunião preliminar com representantes dos ternos quando foi apresentada a proposta para a mudança do local dos desfiles. O prefeito Marcelo de Morais elencou os benefícios que a festa terá em termos de estrutura se for realizada neste novo local, entre eles mais espaço, segurança e conforto, tanto para os ternos como para as pessoas que vão assistir aos desfiles.

“Tenho empresas interessadas em patrocinar a festa e é preciso pensar grande, patamar Olímpia, por isso peço a vocês apenas uma oportunidade. Caso não dê certo, no ano que vem a festa volta para o centro da cidade”, disse naquela oportunidade.

Após a apresentação da proposta representantes dos ternos pediram um prazo para debaterem o assunto. A Prefeitura já havia informado que independentemente do local, a festa será realizada com muita organização. Foi anunciado ainda que a praça de alimentação, por exemplo, será cedida às entidades assistenciais do município.

Congadeiros sobre a necessidade de se ter um espaço específico para eles (reinado) e as imagens (em réplica) dos santos padroeiros da festa, no caso dos desfiles ocorrerem no novo local. Também se falou sobre o levantamento das bandeiras no dia 8 de dezembro, das missas no final da tarde e toda parte religiosa que será mantida na Praça da Matriz.

A Prefeitura finaliza consultas à Procuradoria Jurídica para realizar, já no mês de agosto, o primeiro repasse de verbas aos ternos. O montante é de R$ 200 mil e será utilizado exclusivamente para as agremiações, o que proporcionará um aumento significativo ao valor que eles recebiam em anos anteriores. O segundo repasse segundo a Prefeitura, será em novembro.

Ainda conforme o prefeito Marcelo Morais empresários de uma marca de cerveja já manifestaram interesse em patrocinar a festa junto com outras empresas da cidade.

Praça da Matriz não comporta expansão de infraestrutura para crescimento da tradicional festa em Paraíso