JACUÍ

BOM dia

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 20-07-2022 10:16 | 1510
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Reprodução

Bom dia cheio, mais que um dia bom. A saudação de "bom dia" além de ser um cumprimento significa o desejo de que o "outro" tenha um dia tranquilo. Uma mensagem de "bom dia" pode ter um efeito poderoso de positividade em todo o dia da pessoa que a recebe. A um amigo ou a um estranho, de forma respeitosa. O cumprimento é motivador, pois pode realmente transformar a vida de alguém pelo reconhecimento e importância dada e ou recebida.

O ser humano sente isso, apesar de muitos acharem que numa comunicação, presencial ou via WhatsApp só para um bom dia, todo dia, seja supérfluo! A cultura japonesa considera grosseiro o ato de não dizer "Bom dia" quando se aproxima de alguém. Ainda, existem duas formas de empregar o "bom dia" em japonês: a formal e a informal, ao empregar a saudação informal, diga "Ohayo" e o jeito certo de pronunciar é O-rrá-iô. (oh-high-yoh/Ohio).

Sempre apreciei a informal, pela significância, por expressar na pronúncia como o raiar do dia, como bom e agradável! E acredite, uma saudação, mesmo ao telefone e por mensagens às pessoas que há muito tempo não comunicamos, faz bem à saúde!

O bom dia a alguém distante é o que mais vale, porque o presencial às vezes o transeunte não responde, é sim! Mas quando é correspondido, é uma alegria o dia todo, só por isso: Bom Dia a você amigo.

Parabéns Jacuí, pelos 208 anos!

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
fmjor31@gmail.com
Jacuí/MG