ICMS CULTURAL

São Tomás de Aquino obtém a melhor pontuação no ICMS Cultural desde sua participação no programa

Por: Redação | Categoria: Cultura | 21-07-2022 17:40 | 1200
Foto: Reprodução

O município de São Tomás de Aquino obteve uma conquista inédita com a divulgação definitiva do ICMS Cultural, referente ao trabalho realizado de 2021. No último exercício, a nota conquistada foi de 8,11 pontos, e no atual exercício foi de 11,83. Foram 3,73 pontos a mais, conferindo ao município a maior nota já registrada em sua história. Outro feito inédito foi a aprovação do primeiro dossiê de tombamento do Departamento de Cultura.  Esse aumento na pontuação significa um aumento de 24% da verba destinada ao investimento na proteção e promoção dos bens culturais do município. Os dados foram divulgados pelo IEPHA.

O diretor de Cultura, Luiz Carlos Martins da Silva, salientou que esse resultado e o aumento na pontuação, devem ser muito comemorados, porque apesar de 2021 ter sido um ano muito difícil para a realização de eventos culturais, devido a pandemia, foi possível obter essa nota inédita. Luiz Carlos mencionou também que a parceria entre a Secretaria da Educação e Cultura e o Conselho do Patrimônio Cultural foram fundamentais para a realização e sucesso de todo o trabalho. 

A atual administração por meio do prefeito Daniel Tineca, tem investido em todas áreas do seu governo. A valorização e apoio a cultura possibilitou essa ascensão na pontuação. Foram realizadas ações de educação patrimonial, além de ações de preservação de seu patrimônio.

Uma das ações em destaque é o início da restauração do antigo prédio da Liga Operaria Aquinense, que há mais de 20 anos estava abandonado. Trata-se de um prédio muito querido pela população e, sendo assim, uma obra muito aguardada pela comunidade e que em breve deverá abrigar a nova Secretaria da Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. No final de 2022 também está previsto a entrega do dossiê que transformará a tradicional congada em Bem Imaterial do município aquinense.

Em 2022, foi possível o retorno às atividades culturais presenciais, e vários eventos de sucesso já foram realizados, entre eles o 31.º Encontro de Grupos Folclóricos, em junho, com a participação de representantes de 19 cidades.

Será dado continuidade a esse trabalho de difusão cultural e preservação do patrimônio aquinense. Espera-se que no próximo ano, a pontuação aumente ainda mais.

prefeito Daniel Tineca
Dossiê de Tombamento do conjunto paisagístico Cemitério Municipal de São Tomás de Aquino