APC

PATRIMÔNIOS ONTEM hoje e amanhã

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 27-07-2022 15:58 | 447
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Arquivo

Não passa pela minha cabeça conceituar, nenhum patrimônio histórico, cultural e artístico. Isso porque os Institutos IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e IEPHA - Instituto /Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, estão aí à disposição dos leitores interessados no conhecer e saber. Assim, vale trazer à baila o assunto pela importância que tem, principalmente numa cidade bicentenária como Jacuí.

Patrimônio Cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais que pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo. Patrimônio é tudo aquilo que nos pertence, agora ou no passado.

Jacuí já perdeu muito de nossa herança. Hoje, a maioria do perdido está na reminiscência, em raras fotos e pinturas. Mas, juntando o que sobrou e o que hoje construirmos, transmitiremos e deixaremos um legado às gerações vindouras. Patrimônio Histórico é um móvel, imóvel ou natural, que possui valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, documental, científico, social, espiritual, ecológico, ambiental. Podemos perceber o Patrimônio Cultural, em toda atividade humana, assim como em todas as manifestações culturais. Na comunicação, na música, na religião e nas diferentes maneiras de interpretar o mundo, nas leis, nas normas e nos costumes de um povo e da organização de sua cidade.

Patrimônios fazem parte da identidade de uma sociedade, quanto suas características, costumes, comportamentos, além de ser um registro fundamental para seus sucessores sobre novos olhares históricos.    

Fernando de Miranda Jorge - Acadêmico
Correspondente da APC
fmjor31@gmail.com
Jacuí/MG