SINUCA

Paraíso marca presença no Torneio Centro Oeste de Sinuca em Brasília

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 05-08-2022 11:04 | 1404
Antônio Rafael, o Toninho e Weslley, atual campeão mineiro de Snooker no Clube da CEF em Brasília
Antônio Rafael, o Toninho e Weslley, atual campeão mineiro de Snooker no Clube da CEF em Brasília Foto: Divulgação

Mais de 30 jogadores participaram do Torneio Centro Oeste de Sinuca realizado nos dias 29, 30 e 31 de julho, na  APCEF/DF (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal), em Brasília. Antônio Rafael, o Toninho, foi o representante de São Sebastião do Paraíso no evento e terminou a disputa classificado na parte de cima da tabela. Ele destaca que é importante estar junto de grandes nomes deste esporte onde a cidade passa a ser representada e o encontro possibilita troca de experiências e intercâmbio de informações sobre a atividade.

O grande vencedor do torneio foi Menino Novo. Natural de Brasília é ranqueado pela CBBS (Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca). Wesley, outro representante de Minas Gerais ficou com a terceira colocação. Ao todo a competição reuniu 32 jogadores representantes de diferentes regiões do Brasil.

Antônio Rafael que joga e treina pelo Ouro Verde Tênis Clube foi o representante de Paraíso e teve uma boa performance terminando a disputa na 12ª colocação. “Poder participar de um torneio como este é muito bom pelas amizades, o conhecimento e a experiência que adquirimos. Foi um campeonato muito bem organizado, um clube fantástico, um dos melhores de Brasília para a prática da sinuca, com organização e limpeza impecável, pessoas de caráter, maravilhosas”, avalia.

Em relação ao resultado, Antônio Rafael comenta que gostaria de ter chegado um pouco mais à frente na classificação, mas considerou o resultado positivo. “A gente perde às vezes por erro da gente, pela capacidade do outro também, aquele que jogou melhor leva vantagem. Eu não joguei mal, mas o outro jogou melhor e a sinuca é um esporte que depende exclusivamente da gente, da habilidade e da sequência de jogo, valeu a participação e foi muito bom, até conheci Brasília”, comenta.

Ele esteve na capital federal juntamente com o amigo José Lázaro, o Jotinha, do Clube Cassiense que convidou Toninho para a participar do Torneio Centro Oeste de Sinuca. 

O jogador de Cássia além de treinar pelo clube tem também uma mesa em casa onde exercita a atividade com frequência. Jotinha ficou com o 11º lugar enquanto que Toninho foi o 12º colocado. Ambos consideraram ter bem representado a região no campeonato.

“Deixamos boa impressão entre os atletas brasilienses e dos outros estados. “É um momento de encontro entre amigos, um grande aprendizado e que se resume em acúmulo de experiências e também oportunidade para se divulgar a atividade”, conclui.

HISTÓRICO
Jogo de tradição ele é apreciado por figuras ilustres como o cantor Paulinho da Viola, a sinuca atravessou gerações. Ao longo do tempo ele tem ganhado espaço cada vez maior como modalidade esportiva que exige muita técnica e concentração de seus praticantes.

A sinuca ou snooker, é um esporte de mesa, taco e bolas praticado no Brasil e no mundo, e constitui uma variante do pool, um jogo de mesa inventado em 1.875 na Inglaterra.

Neste jogo dois adversários tentam colocar em um dos seis buracos da mesa, a caçapa, as bolas coloridas (não brancas) definida pelas regras. Pode ser jogado individualmente ou em dupla, afinal, de acordo com o que for definido pela convenção em cada evento.

José Lázaro , ladeado à direita pelo atual campeão mineiro Wesley, terceiro colocado e na esquerda com Wellington Faria, de Belo Horizonte