CURTAS EDIÇÃO

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 17-08-2022 09:36 | 1504
Foto: Arquivo

Regional
Entre as maiores cidades da região, São Sebastião do Paraíso é a segunda que tem maior número de candidatos. Dos nove que concorrem a deputado, cinco disputam a estadual e quatro a federal. Em Passos, são ao todo 11 concorrentes, sendo apenas três para a Câmara Federal e oito para a Assembleia Legislativa. Em Guaxupé são seis os políticos que disputam as eleições com três disputas de deputado estadual e três a parlamentares federal.

Analisando
A Câmara Municipal de Paraíso está analisando pedido do Tribunal de Contas do Estado para reavaliar a situação do ex-prefeito Rêmolo Aloise que teve as contas de sua administração em 2015 rejeitadas. A Câmara seguiu o parecer do tribunal. Agora a decisão está sendo questionada por Reminho que se postulou como candidato a deputado federal. No entanto, para prosseguir com seu intento precisa reverter sua situação para que não seja vinculado como inapto a participar do pleito. Cabe aos atuais vereadores decidirem sobre o destino do político.

Campanha
Começou nesta terça-feira, 16 de agosto, o período de propaganda eleitoral para o primeiro turno das Eleições 2022. Durante a campanha, as candidatas, candidatos, partidos, coligações e federações podem realizar ações direcionadas ao eleitor, para divulgação de suas propostas. Caso ocorra segundo turno, para os cargos de presidente e/ou governador, o período de propaganda eleitoral será de 3 a 29 de outubro.

Horário gratuito
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão se restringe ao horário eleitoral gratuito, que tem regras próprias para distribuição de tempo e ordem de exibição. Esse tipo de propaganda será veiculada em bloco e por inserções, de 26 de agosto a 29 de setembro, no primeiro turno, e de 7 a 28 de outubro, caso haja segundo turno. Por estes tempos estão proibidos realizações como showmícios, apresentação de artistas, doação de brindes, colocação de cavaletes, outdoor, telemarketing além do disparo de mensagens sem anuência do destinatário.

Transferências
Eleitoras e eleitores têm até o dia 18 de agosto para solicitarem a transferência temporária para seção com acessibilidade ou se habilitarem para o voto em trânsito, caso já saibam que não estarão no seu domicílio eleitoral nos dias do primeiro e/ou segundo turno das Eleições 2022. A medida abrange pessoas com restrição de liberdade, policiais, bombeiros, juízes, promotores e servidores. A transferência temporária pode ser solicitada apenas para o 1º turno (2 de outubro), apenas para o 2º turno (30 de outubro) ou para ambos. Dentro do mesmo prazo, a pessoa que se habilitou para votar em seção diferente também pode cancelar o pedido.

Pedido
Em regra, a solicitação deve ser feita presencialmente em qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, pela própria pessoa, apresentando documento oficial de identidade com foto. No interior de Minas, é de segunda a sexta, das 12h às 18h. No caso de Paraíso deve ser procurada a Justiça Eleitoral localizada na Avenida Delfim Moreira 1.146, centro. A habilitação para o voto em trânsito pode ser solicitada em qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral no Brasil.

Vistas
E ainda não foi desta vez que o projeto de Lei nº 5.301 foi votado na Câmara de Paraíso. A proposição é de autoria dos vereadores José Luiz das Graças e Sérgio Aparecido Gomes tem sido amplamente debatida pelos pares antes da decisão final do plenário. O projeto garante a todo portador de deficiência especial a gratuidade do ingresso em eventos culturais, esportivos e de entretenimento, organizados por pessoas públicas ou privadas. Pela segunda vez consecutiva o vereador Vinício Scarano solicitou vistas para analisar particularmente e poderá fazer emendas até a próxima segunda.

De fora
Também foi retirado de pauta o Projeto de Lei nº 5.291 que recebeu pedido de vistas da vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos. A iniciativa é do vereador Antônio César Picirillo que dispõe sobre a compra e a venda de materiais como cobre, alumínio, estanho e ferro. A intenção é disciplinar a atividade e dificultar o comércio ilegal destes produtos. É sabido que em muitos casos por haver quem compra tem ocorrido roubos e furtos deste tipo de material. A receptação é crime e deve ser punida igualmente a quem rouba seja no comércio ou em residências particulares.

Recuperação
O vereador Antônio César Picirillo que há tempos vinha com dificuldades de visão realizou cirurgia de catarata que foi bem sucedida. Em comunicado que fez em suas redes sociais ele anunciou que teve êxito o procedimento. Também informou que devido ao processo de recuperação e restabelecimento estará ausente das suas atividades por algum tempo e espera em breve poder retornar em melhores condições as suas atividades à frente do Sopa da Providência. Na Câmara dos Vereadores sua ausência foi justificada e ele recebeu votos dos colegas para que possa ter um pronto restabelecimento.

Conselheiro
 O vereador Sérgio Aparecido Gomes é o autor de moção de parabenização ao ex-colega de Câmara, e de advocacia, José Edites David. Ele integra a equipe de conselheiros da OAB Minas Gerais em um seleto grupo de sete pessoas da Turma de Julgadores do Conselho Pleno. O ato de nomeação foi assinado pelo presidente da OAB Minas Gerais, Sérgio Rodrigues Leonardo. A portaria foi publicada no final de julho.