REUNIÃO

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável teve produtiva reunião

Por: Nelson Duarte | Categoria: Agricultura | 24-08-2022 18:36 | 1247
Foto: Reprodução

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de São Sebastião do Paraíso, em recente reunião tratou de vários assuntos, dentre outros sobre o Concurso Municipal de Café de Qualidade, censo na zona rural, coletores de lixo que estão sendo implantados, e informações sobre o trabalho da Patrulha Rural.

A reunião do Conselho (14/8), foi na Secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário. Conforme explica o presidente do Conselho, Marcelo Morais da Silva (Marcelo Cela Véia), lixeiras de alvenaria já estão sendo instaladas na zona rural. “Tivemos a felicidade pois, através da iniciativa privada do Sicoob Nossocrédito, o município recebeu quatro pares de lixeiras, e a Prefeitura adquiriu mais 10 pares que em breve também serão instaladas”.

O sistema de lixeiras de alvenaria, segundo Marcelo Cela Véia, é mais adequado, de vez que sendo fixadas em pilares de concreto, ficam mais protegidas contra furtos, não há risco de serem queimadas, e são mais duráveis.

Outro tema tratado pelo Conselho foi sobre o 4.º Concurso Municipal de Café de Qualidade a ser realizado em novembro. “Teremos várias novidades, dentre elas a prova das amostras, que será feita ao vivo durante o concurso, e o público terá acesso aos provadores. O local será a Casa da Cultura, antiga estação da Fepasa e estão programadas atrações para o evento.

“Falamos também sobre a EAP Rural que leva o nome do saudoso Marco Aurélio de Paula, recentemente inaugurado na Praça Santa Paula Frassinetti, na Lagoinha, unidade de saúde voltada para o atendimento de moradores da zona rural. Temos pedido às comunidades rurais para que moradores façam seus cadastros na unidade, mesmo aqueles que já têm, é necessário que sejam refeitos”, ressalta o presidente do Conselho. Lembra, no entanto, que quem é cadastrado nas unidades de Guardinha e Termópolis não precisa fazer novamente.

Na reunião foram apresentados pela Polícia Militar números sobre atuação da Patrulha Rural. “A caminhonete estava parada desde novembro do ano passado por falta de pneus, e não sabíamos. Ao tomar conhecimento, intermediei com o Dr. Leonardo Diogo, presidente do Sicoob Nossocrédito, e aquela instituição doou os pneus” disse.

Marcelo fez um apelo para que todos os moradores da zona rural recebam os recenseadores do IBGE. “É muito importante acertamos agora essa contagem no município, principalmente na zona rural paraisense que é muito extensa”.

Durante a reunião presidentes de associações apresentaram reivindicações ao Conselho que tem como uma de suas funções prioritárias ser deliberativo, ou seja, uma ponte entre moradores da zona rural e o poder público no encaminhamento de demandas.