POLEPOSITION

Pauta para a imprensa e assunto para mesa de bar

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 28-08-2022 10:00 | 491
F1 retorna das férias agitadas para a sequência de 9 GPs em 13 finais de semana
F1 retorna das férias agitadas para a sequência de 9 GPs em 13 finais de semana Foto: F1

A F1 viveu uma de suas férias mais agitadas de todos os tempos. Não faltou pauta para a imprensa e nem assunto para mesa de bar nesse intervalo entre os GPs da Hungria e da Bélgica que, aliás, pode estar recebendo a categoria pela última vez, já que o contrato com a F1 ainda não foi e nem deverá ser renovado. O Circuito de Spa-Francorchamps passou por extensa reforma sem perder as características do traçado visando se adequar para receber corridas de moto.

Antes, vamos recapitular um pouco do que aconteceu: Às vésperas do GP da Hungria, Sebastian Vettel anunciou que vai se aposentar da F1 no final do ano. A notícia caiu como uma bomba, embora não fosse novidade. Havia rumores de uma possível aposentadoria como também havia negociações na mesa para a renovação de seu contrato com a Aston Martin. Vettel fez um dos discursos mais humanos já vistos numa despedida da F1. “Meu foco mudou de vencer corridas e lutar por títulos para ver meus filhos crescerem, e meu tempo e energia não condizem mais com a F1 e o meu desejo de ser ótimo pai e marido”.

Na segunda-feira pela manhã, quando todo mundo já partia para seus destinos rumo ao merecido descanso de meio de ano, o circo pegou fogo de vez. Alonso anunciou que tinha fechado acordo com a Aston Martin para substituir Vettel no ano que vem. O espanhol negociava a renovação de seu contrato com a Alpine, mas as partes esbarravam na duração. Alonso queria dois anos com opção de mais um, ou três anos direto de contrato. A Alpine oferecia um e faria avaliação no final de 2023 para outra possível renovação. O espanhol agiu rápido e assinou com a Aston Martin.

Mais rápido foi o jovem Oscar Piastri, uma ótima carta do baralho no mercado de pilotos. Piastri é um talentoso australiano de 21 anos, visto com bons olhos por outras equipes. Foi campeão da F3 em 2020 e da F2 em 2021. Faz parte da academia de formação de pilotos da Alpine e deu uma rasteira na equipe que investiu milhões de euros em sua formação ao assinar com a McLaren.

O staff que cuida da carreira de Piastri encontrou uma brecha em seu contrato enquanto seu futuro estava indefinido diante das negociações entre Alpine e Alonso, e foram bater na porta da McLaren. O que a Alpine não contava ao anunciar seu pupilo para 2023 era com a recusa de Piastri que horas depois foi às redes sociais dizer que não correria pela equipe francesa. Nesta quem dançou foi Daniel Ricciardo que não vem fazendo bom campeonato.

No retorno das férias, Ricciardo anunciou o que já se esperava: vai ficar na McLaren até o final da temporada e seu contrato será rescindido com um ano de antecedência. Seu destino pode ser a Alpine que ainda briga por Piastri, mas já avisou que não se vê fazendo outra coisa senão estar na F1, embora a McLaren tenha deixado as portas abertas caso ele deseje competir em outras categorias em que a equipe atua como na Indy, Fórmula E ou Extreme X, categoria off road de carros elétricos.

Alonso disse em Spa-Francorchamps que na sexta-feira, véspera do GP da Hungria, recebeu ligação do chefe da Aston Martin, sentaram-se, conversaram e três dias depois assinou o contrato. Ele disse que os dirigentes aceitaram suas exigências, ao passo que na Alpine seria avaliado ano a ano e o nome de Piastri estaria sempre na mesa de negociação. Alonso tem 41 anos, um dos motivos de a Alpine ter um pé atrás.

No meio de tudo isso, tem um campeonato pela frente. Daqui até o GP de Abu Dhabi será pauleira com 9 corridas restantes em 13 finais de semana. As equipes estão sendo vigiadas sob o risco de desclassificação se não adequarem seus carros de acordo com a Diretiva Técnica que visa amenizar os efeitos do chamado ‘porpoising’, aqueles quiques nas retas e nas curvas de alta velocidade, um fenômeno aerodinâmico causado pelo efeito-solo.

Max Verstappen lidera o campeonato com considerável folga de 80 pontos sobre Charles Leclerc e há a expectativa de que a Mercedes, que sofreu na primeira metade do campeonato com um carro instável, possa entrar na briga por vitórias com Red Bull e Ferrari.