FRANCINE ROSSI

Acidente no primeiro dia de prova deixa Francine Rossi fora do Rally dos Sertões

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 29-08-2022 16:16 | 3695
Piloto paraisense foi hospitalizado e se recupera bem do acidente após o primeiro dia de prova
Piloto paraisense foi hospitalizado e se recupera bem do acidente após o primeiro dia de prova Foto: Divulgação

O piloto paraisense Francine Rossi está fora da 30ª edição do Rally dos Sertões iniciada no último sábado,27, em Foz do Iguaçu. Francine sofreu uma forte queda no domingo,28, quando fazia uma corrida de recuperação em relação ao dia anterior e precisou ser hospitalizado, em Umuarama (PR) onde ficou em observação e permanecerá afastado das atividades por sete dias.

O maior rally do mundo prossegue com a meta de percorrer 7.216 quilômetros em 15 dias, com encerramento previsto para acontecer no próximo dia 10 de setembro.

A competição teve início no sábado,27, com largada em Foz do Iguaçu (PR) e vai até 10 de setembro, com chegada prevista para Salinópolis (PA). Nesta que é a 30ª edição O Rally dos Sertões inaugura o maior percurso do mundo com foco na sustentabilidade e tecnologia de monitoramento. São 7.216 quilômetros rodados, sendo 4.811 deles cronometrados, configurando recorde mundial.

Durante 15 dias de prova a corrida deverá percorrer oito estados passando por Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. Uma das principais atrações deste ano são os carros com emissão zero de carbono e a tecnologia de monitoramento dos veículos. A iniciativa segue a tendência de movimento mundial de preservação do meio ambiente.

Após a largada em Foz do Iguaçu (PR) a corrida começou com ritmo intenso. Na primeira etapa para Umuarama os pilotos puderam extrair o máximo de seus veículos para a definição dos líderes do primeiro dia de prova. Foram 366 quilômetros, dos quais 172 cronometrados, atravessando fazendas de soja.

ACIDENTE
No final da noite do domingo,28, em nota oficial a organização do Rally dos Sertões informou sobre o acidente sofrido pelo piloto paraisense Francine Rossi,45. “Após atendimento médico, foi levado para o Hospital Uopeccan de Umuarama (PR). Exames apontaram concussão cerebral, mas sem sangramento. Por conta disso, ficará em observação até o fim do dia e está afastado das atividades por 7 dias”, diz o comunicado.

Na segunda-feira,29, Francine comentou sobre o ocorrido e tranquilizou a todos os familiares, amigos, a equipe, patrocinadores e companheiros do rally e fez ainda uma deferência especial ao chefe de equipe Dimas Matos.

Através de Nota de Esclarecimento o piloto agradece a compreensão de todos sobre a situação que vivenciou. “Venho esclarecer que no dia 28, na segunda etapa do Rally dos Sertões 2022, larguei em 39º, em virtude de problemas mecânicos do dia anterior. Vinha andando forte para tirar o tempo perdido, a especial teria entorno de 300km, e até o quilômetro cinquenta já havia ultrapassado 10 motos, foi então que sofri uma forte queda durante a prova, tendo de ser resgatado por um helicóptero, pois, fiquei algum tempo desacordado e muito desorientado em vista de uma concussão cerebral”, anuncia.

Francine citou a hospitalização quando ficou em observação e a realização dos exames necessários. "Infelizmente os médicos não me autorizaram a voltar para a corrida", lamenta. Em seguida avalia a situação em que se encontra e faz agradecimentos. "Estou bem, e em observação, me recuperando e fazendo mais exames, cumprindo o período de repouso proposto pelo médico. Gostaria de agradecer a todos pelo apoio, orações e amizade. Deus sempre está no comando e sabe de tudo.

O piloto fez uma menção especial a uma colega de prova que parou para prestar socorro e também aos patrocinadores. "Para a Piloto Moara (Sacilotti), um agradecimento especial por ter parado e prestado auxílio após a queda. Para os patrocinadores Agrogalaxy, Laticínios Aviação, Grão de Ouro Agronegócios, Moto Arts, Motul, Borilli, DM Workshop, Shiro, Gil Motos e Júlio Capua meu agradecimento mais que especial, obrigado pela confiança e gratidão".

Francine ainda desejou boa sorte aos que permanecem na prova. "Para os companheiros de rally, boa sorte e boa prova, em breve estaremos todos juntos", finaliza.

Francine agradeceu o apoio recebido dos familiares, equipe, patrocinadores e desejou boa sorte aos que seguem no rally