POLEPOSITION

Hamilton, o mais pesquisado em site de buscas

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 04-09-2022 08:43 | 489
Tudo certo entre Hamilton e Alonso depois do entrevero na Bélgica
Tudo certo entre Hamilton e Alonso depois do entrevero na Bélgica Foto: Mercedes

O site ‘F1 Driver Market’ trouxe nesta semana um dado curioso envolvendo os pilotos da F1: Lewis Hamilton é o mais pesquisado no Google nos últimos 12 meses. O levantamento foi feito em 43 países, vários deles sequer tem ou teve um Grande Prêmio. Isso não quer dizer que Hamilton seja o preferido de todos, mas a pesquisa mostra a quantidade de buscas por informações ou conteúdos a seu respeito.

O que chama atenção é que a procura por informações sobre Hamilton aqui no Brasil é maior que na Inglaterra. O site de buscas apontou que o heptacampeão teve 58% das pesquisas por aqui, enquanto o atual campeão e líder do campeonato, Max Verstappen, ficou com 25% das buscas, e Charles Leclerc e Sebastian Vettel com 6% cada um.

Recentemente Hamilton recebeu o título de cidadão honorário brasileiro. Sua popularidade se tornou ainda maior no Brasil depois da vitória épica em Interlagos no ano passado, quando venceu o GP de São Paulo de F1 largando da 10ª posição e desfilou com a bandeira brasileira imitando uma cena que era a marca registrada de Ayrton Senna. Interlagos foi à loucura naquele 7 de novembro.

Fora das pistas, Hamilton é um personagem importante na luta contra o racismo, a desigualdade e pela diversidade e inclusão, principalmente na F1.

Outro fato que chama atenção no levantamento do site inglês é Verstappen ser o mais pesquisado apenas na Bélgica, onde venceu de forma avassaladora no domingo passado numa atuação impecável depois de largar de 14º no grid, e em sua terra natal, a Holanda, onde as buscas por informações relacionadas ao seu nome apontaram 81% contra 14% de Hamilton.

Por outro lado, alguns pilotos foram os mais pesquisados em seus países de origem, como Daniel Ricciardo na Austrália. O australiano vive a incerteza sobre o seu futuro depois que foi comunicado de que não estará na McLaren no ano que vem. Yuki Tsunoda foi o mais buscado pelo Google no Japão, Valtteri Bottas na Finlândia, Sergio Perez no México, Kevin Magnussen na Dinamarca, Charles Leclerc, da Ferrari, embora monegasco, foi o mais buscado na Itália. E mesmo na Alemanha de Vettel e Mick Schumacher, Hamilton também foi o nome mais buscado no Google.

Ao todo, Hamilton foi o mais pesquisado em 35 dos 43 países observados pelo site, contra dois países liderados por Verstappen e um para Ricciardo, Leclerc, Tsunoda, Bottas, Perez e Magnussen. Quem tiver curiosidade de ver todos os detalhes, o infográfico completo do F1 Driver Market está retweetado na minha conta do Twitter em: @S_Magalhaes / Twitter. Aproveite e dê uma força lá naquela rede!

E por falar em Hamilton que no domingo passado cometeu um erro na primeira volta do GP da Bélgica ao bater rodas com Alonso e ser catapultado num impacto de 45Gs, no calor do momento o piloto da Mercedes foi chamado de ‘idiota’ por Alonso. Hamilton não quis responder a ofensa do rival, mas ironizou com um boné autografado com o nome do espanhol.

Na coletiva de imprensa em Zandvoort, onde a F1 disputa a 14ª etapa da temporada, Alonso pediu desculpas e passou no escritório da Mercedes para encontrar com Hamilton e pegar o boné autografado. Um gesto raro e bonito de Alonso.

Max Verstappen assombrou a F1 com sua atuação na Bélgica. Com 12 voltas já era o líder, e com 18 já tinha feito o primeiro pit stop e não seria mais incomodado por ninguém. Venceu com um pé nas costas, abriu 93 pontos para o companheiro de Red Bull e agora vice-líder, Sergio Pérez, e tem absurdos 98 pontos de vantagem para Leclerc, seu principal oponente ao título. São quase 4 vitórias de vantagem.

A popularidade de Verstappen em sua pátria é tamanha que a Red Bull decidiu criar uma bolha em torno dele em Zandvoort, onde venceu no ano passado, para não perder o foco neste final de semana, mesmo não dependendo mais de vitórias até o final do ano para levantar o bicampeonato.