MELHORIA E INCENTIVO

Skatistas reivindicam melhorias e incentivo para prática do esporte

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 16-09-2022 16:05 | 2171
Skatistas reivindicam cercamento e melhorias na pista do Complexo San Genaro
Skatistas reivindicam cercamento e melhorias na pista do Complexo San Genaro Foto: Arquivo

O skatista João Vitor Ferreira representou São Sebastião do Paraíso na disputa do 7º Regional KSP realizado no último final de semana em Ribeirão Preto (SP). Foi o vencedor na sua categoria e na segunda-feira,12, recebeu homenagem do vereador Sérgio Aparecido Gomes, na Câmara Municipal. Durante a Sessão Ordinária, Marcelo Souza pai de João Vitor fez uso da palavra, quando reivindicou mais apoio e incentivo à modalidade principalmente em relação a reforma da pista no Complexo San Genaro.

Pela segunda vez João Vitor conquista o primeiro lugar em uma competição em Ribeirão Preto. Também neste ano ele já havia saído vencedor em Passos. Depois acabou sofrendo uma queda o que fez com que se afastasse momentaneamente das pistas para se recuperar. Voltou a rotina dos treinos e competições.

O campeonato em que participou no fim de semana em Ribeirão Preto (SP) foi realizado pela RSP (Ribeirão Skate Point) na Avenida Magid Simão Trad, atrás da Escola Municipal Moura Lacerda, no Quintino Facci II, Zona Norte de Ribeirão. O evento teve várias atrações e contou inclusive com a presença de skatistas profissionais como Antônio Juneka e Leo Spanghero. A competição teve ainda provas nas categorias mirim, iniciante, feminino e amador.

João Vitor foi convidado pelo vereador Sérgio Gomes para participar da Sessão Ordinária na segunda-feira,12, quando foi homenageado. Sérgio enalteceu a atuação do jovem skatista e destacou suas conquistas enfatizando que o garoto é uma promessa de Paraíso nesta modalidade esportiva. “Deixo os meus parabéns ao João que é um jovem simples, humilde e batalhador. Faço esta homenagem em reconhecimento pelo seu talento e dedicação. Que suas atuações sirvam de exemplo para outros jovens e atletas da nossa cidade”, disse.

DEBATES
Após as homenagens o pai de João Vitor, o também skatista Marcelo de Souza, cobrou mais incentivo para a modalidade. “Tem muita gente querendo praticar, mas o espaço que temos no San Genaro está sucateado, a pista precisa de reparos e o lugar ali está abandonado, precisando de reformas e melhorias”, disse. Marcelo cita que a área destinada a pratica de skate deveria ser fechada. Também citou a necessidade de se ter alguém que olhe para a modalidade.

De acordo com Marcelo, Paraíso tem condições de se tornar um polo do skate, pois, existem muitos adolescentes querendo aderir a atividade. Ele lamentou que a prática seja mal vista por algumas pessoas, “somos discriminados, mas posso dizer que pelo desempenho mesmo com todas as dificuldades Paraíso tem um nível alto de desenvoltura”. Alertou que em não havendo apoio necessário os atletas locais podem deixar o município para representar outras cidades.

O vereador Pedro Sérgio Delfante citou que reivindicou a construção de mais dois espaços destinados a esta modalidade esportiva, citando como exemplo uma área do município no Jardim Mediterranèe. Ele defendeu ainda a revitalização da área dedicada ao esporte no Complexo San Genaro e  a criação de um projeto para incentivar o setor.

José Luiz das Graças enfatizou que o esporte precisa ser visto como atividade que promove esporte, vida, saúde e lazer. “Cada centavo investido em esporte, economizamos em tratamento de saúde, sou a favor da valorização do esporte. Infelizmente o poder público não valoriza. Meu sonho e espero um dia poder realizar, é criar mais centros esportivos para a prática das mais diversas modalidades em nossa Paraíso e porque não em outras cidades”, observa.

Para o vereador Juliano Carlos Reis (Biju), assim como ocorreu em outros setores, “seria interessante que o nosso secretário de Esportes seja convidado a vir aqui na Câmara falar sobre os projetos para o skate e outras modalidades para termos noção do que podemos esperar”, anunciou.

O presidente Lisandro José Monteiro afirmou que serão realizadas audiências públicas com cada secretário na Câmara e que o assunto será debatido no sentido de que se tenha recursos no Orçamento de 2023 destinados a projetos para o setor de skate e outras modalidades.

A audiência para debater as questões relacionadas ao Esporte, Lazer e Cultura está marcada para acontecer em 10 de outubro a partir das 18 horas, na Câmara Municipal.

Após conquista de campeonato em Ribeirão, João Vitor (a esquerda) recebeu homenagem na Câmara