CONCURSO CAFÉ

Cafeicultores de Paraíso se inscrevem e enviam amostras para concurso de 2022

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 18-09-2022 07:36 | 1466
Neste ano concurso recebeu mais de 1.500 amostras das regiões produtoras de café
Neste ano concurso recebeu mais de 1.500 amostras das regiões produtoras de café Foto: Divulgação

Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso estão entre as 515 amostras enviadas pela regional do Sistema Fiemg, em Passos, para o Cupping 2022. A competição em toda a Minas Gerais recebeu 1.600 inscrições de produtores integrantes do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte. O concurso elege os melhores cafés do programa e está no seu sexto ano consecutivo, sendo que o resultado será conhecido em novembro próximo.

O evento é realizado conjuntamente com a Semana Internacional do Café (SIC) e neste ano completa a sua sexta edição. Desde o seu primeiro ano realizado em 2016, o concurso ressalta o reconhecimento do trabalho de produtores rurais, técnicos e supervisores de campo do programa. Junto com isso, a ação promove o mapeamento da qualidade dos grãos, de onde saem análises para direcionar e aprimorar o trabalho da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial. Este resultado também norteia todo o trabalho dos técnicos junto ao produtor, buscando alternativas que visem a melhoria da qualidade do café. É uma oportunidade para buscarem mercados diferenciados, alinhando excelência produtiva, melhor gestão e remuneração.

O concurso também está mais digital em 2022, com a implementação do uso do aplicativo da Flowins, startup integrante da Novo Agro Ventures. “Esse aplicativo promoverá uma maior dinamização das informações e agilidade dos resultados dos laudos, que chegarão diretamente no celular dos produtores que entregaram as amostras”, contou o gerente Executivo Técnico e de Assistência Técnica e Gerencial, Bruno Rocha de Melo. “As novidades darão mais qualidade ao Cupping, entregando um serviço com mais profissionalismo e integrado com os Sindicatos Rurais”, acrescentou.

Além de cafeicultores de São Sebastião do Paraíso também participam produtores de várias cidades da região. Entre os inscritos há representantes de municípios como Ibiraci, São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas, Guaranésia e Muzambinho. Ainda há participantes de Monte Belo, Areado, Nova Resende, Cabo Verde, Campestre, Carmo do Rio Claro, Alpinópolis e Bom Jesus da Penha, todos pertencentes a regional de Passos.

Entre as novidades do concurso neste ano é que a primeira etapa do Cupping será descentralizada. Passos, Caratinga, Boa Esperança e Manhuaçu foram as cidades selecionadas para abrigar a fase inicial do concurso. “Os 60 melhores cafés dessa seleção serão classificados para a segunda etapa, quando será feita uma prova para ranquear as amostras. É desta última que sairão os campeões, que serão conhecidos na Semana Internacional do Café deste ano”, explica a analista técnica e coordenadora do ATeG Café+Forte, Nathália Rabelo.

 

Análise

As amostras de café foram selecionadas e preparadas em sala do IFSULDEMINAS, Campus de Muzambinho, que cedeu espaço também para a reunião da equipe do ATeG. “Para nós do Instituto Federal é uma satisfação receber esta demanda do SENAR e poder colaborar”, descreve”, José Marcos Angélico de Mendonça, professor titular, Setor de Cafeicultura. Ele destaca que este é um trabalho legítimo com os cafeicultores da região, que merece reconhecimento até mesmo pelo grande número de pessoas atendidas. “O ATeG, que vai culminar no Cupping, é um instrumento de verificação da eficiência do trabalho do SENAR e a oportunidade de os produtores mostrarem a qualidade dos seus cafés”, enfatiza.

O professor também destacou a quantidade de ex-alunos do Campus, que hoje profissionais, prestam serviços para o SENAR. “A quantidade de nossos ex-alunos e, agora, profissionais, que participam conosco atestam o quanto o nosso serviço ao produtor participa de maneira eficiente no manejo produtivo local e regional. Nós do IFSUL DE MINAS, Campus Muzambinho estamos a disposição até mesmo para outras ações no futuro”. Jose Marcos conclui destacando a dimensão do trabalho. “É um projeto grandioso pela sua abrangência e pelo número de amostras. Nós esta-mos agradecidos por termos sido demandados”, completa.

Durante os trabalhos de coleta e seleção das amostras, os supervisores do programa Rodrigo Elias e Guilherme Salomão reuniram os técnicos do programa para ajustes do trabalho nos próximos meses. O gerente da regional de Passos, Rogger Miranda Coelho, também participou da reunião. “A cada ano que passa o número de amostras está aumentando, acompanhando o crescimento do projeto. E a cada ano a qualidade apresentada é melhor. Quero parabenizar os técnicos pelo empenho na coleta de amostras”, disse o supervisor Rodrigo Elias. Ele ainda ressalta a agilidade na entrega da devolução das análises dos cafés aos produtores, em decorrência do uso do aplicativo Flowins. “O Cupping está crescendo a cada ano, buscando trazer melhorias para o produtor”, finaliza.