A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, em São Sebastião do Paraíso, realiza entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997. Neste ano será feita a reflexão sobre o tema "Juntos salvamos vidas", e no município paraisense serão realizadas ações de junto a comunidade local. Esta conscientização acontece todos os anos para instruir condutores, passageiros, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro.
Uma das expectativas da campanha da Semana Nacional de Trânsito de 2022 é fazer com que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil. O tema deste ano foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran): “Juntos salvamos vidas!”. A ideia é envolver todos que participam do trânsito, desde condutores, sejam de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas e também os ciclistas, incluindo pedestres e passageiros.
Em Paraíso durante a Semana do Trânsito foram programados várias ações e eventos que vão envolver a comunidade. Serão desenvolvidas atividades de educação e conscientização para a segurança nas vias. Entre as medidas programadas consta a fixação de banners na cidade, realização de passeio ciclístico e blitzes educativas com personagens lúdicos. Também haverá encenação de peça teatral, realização de palestras, teatro de fantoches, panfletagem e evento com tendas onde as crianças poderão participar do Jogotran (jogo educativo de trânsito). Ainda será montado stands com informações sobre os serviços prestados pela Secretaria de Segurança Pública.
A Semana Nacional do Trânsito é um evento anual, criado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, e tem como objetivos o desenvolvimento de ações educativas e a conscientização da sociedade em prol de um trânsito mais seguro. Neste ano, a iniciativa tem como tema central os diversos tipos de emoções as quais os indivíduos estão sujeitos durante o período, muitas vezes longo, que passam no trânsito. O objetivo é trazer questões e reflexões sobre comportamentos e o senso de coletividade no trânsito.
Fortes emoções como a raiva e a correria do dia a dia, interferem na capacidade de perceber e de agir frente a algumas situações. Ódio, medo, tristeza, ansiedade, euforia. Quem nunca passou por emoções como estas enquanto estava na direção de um veículo automotor?
De acordo com estudos, conduzir um veículo estando com estado emocional alterado pode aumentar em até 10 vezes as chances de envolvimento em acidentes de trânsito.
A Semana Nacional de Trânsito 2022 propõe justamente uma discussão sobre o tema, bem como a promoção da prevenção e da conscientização quanto aos impactos das emoções exacerbadas na condução de veículos e na segurança viária.