O final de ano da Academia Paraisense de Cultura (APC) foi marcado por significativos eventos, evidenciando uma gestão comprometida com o seu lema: "Histórias e Tradições".
No dia 20/11, diversas homenagens, leituras e apresentações artísticas alusivas ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra provocaram emoção atrelada a reflexões necessárias acerca de todo o legado da população negra que constitui o nosso povo brasileiro. A mestre de cerimônias, Edyna Maldi Borges, conduziu o evento com maestria. Os acadêmicos Alexandre Cavallero, Maria Rita Preto Miranda, Rodrigo Souza, Tânia Vasconcelos, Dalila Cruvinel, Tullio Costa e André Luiz Cruvinel emocionaram o público presente com sua participação valorosa. O Coral Santa Paula Frassinetti, regido pelo também acadêmico Clarindo Anacleto de Pádua, abrilhantou a noite.
Outra celebração memorável, O Recital Franz Liszt, dedicado à acadêmica Miriam Mantovani Lauria, ocorrido em 27/11, emocionou, sobremaneira, acadêmicos e convidados que tiveram a oportunidade de desfrutar um verdadeiro banquete musical. Foi conduzido pela irmã de alma Maria Ofélia Tubaldini, a qual, antes de cada número, teceu explicações e comentários para contextualizar as apresentações e permitir maior apreciação do público. O recital contou com exímias interpretações de: Miriam Lauria, Maria Ofélia Tubaldini, Lauro Soares, Tullio Costa, Maurilio Soares e do Dr. Joel de Pádua. O coral Maestro Lucas Bertucca Filho, integrado por acadêmicos, encerrou o evento, cantando uma linda música em tributo a Franz Liszt, compositor, pianista, maestro, professor e terciário franciscano húngaro do século XIX, o grande homenageado da noite.
Em dezembro, no dia 6, o professor e acadêmico Tullio Costa presenteou o público da APC com o "Recital de Fim de Ano": uma celebração de música e talento apresentado pelos alunos do referido mestre, caro irmão de alma. Foi uma noite repleta de melodias, conquistas e momentos especiais.
No dia 10/12, a APC promoveu o IV Encontro de Corais "Músicas que encantam!", na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Abadia, coordenado pela acadêmica Maria Rita Preto Miranda e apresentado pela acadêmica Marília Neves. O ensejo possibilitou a reunião de artistas e pessoas que reconhecem a música como expressão da beleza, uma forma de contato com Deus e com o próximo. Apresentaram-se os seguintes Corais: Catequese em Canto, Cantores de Cecília, São José, Santa Paula Frassinetti, Mãos que Cantam, Jesus, Maria e José, Renascer, Alto Astral e o Coral Maestro Lucas Bertucca Filho. Foi uma cerimônia ecumênica, de alegria, fraternidade, amor e união.
Para encerrar o ano, na noite do dia 11/12, aconteceu o jantar de confraternização da APC, momento de agradecimento pelos feitos concretizados, pelas trocas enriquecedoras, pela difusão da arte, cultura, história, pelas amizades consolidadas. Houve apresentações artísticas executadas por irmãos de alma, uma celebração de Natal e participação especial do Coral Maestro Lucas Bertucca Filho. Na ocasião, o presidente André Luiz Mirhib Cruvinel manifestou seu júbilo pelas ações realizadas por toda a Família APC, expressou profunda gratidão aos acadêmicos, desejando a todos um Natal abençoado e um Ano Novo repleto de paz, saúde e conquistas verdadeiras.