A ansiedade da primeira competição é diferente - para pais e alunos. Os pequenos não sabem o que enfrentarão, ficam ansiosos. É uma mudança muito grande do ambiente amigável do dojô para o relativamente inóspito shiai-jô.
Os pais também ficam ansiosos, muitas vezes até mais que os pequeninos. É normal, como professor também sinto essa ansiedade quando eles vão competir.
É por isso que sempre gosto de lembrá-los: “Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância. Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade.” - Jigoro Kano
É com esse espírito que partimos à frente da nossa delegação, acompanhados dos pais e alunos, rumo às competições. E neste último sábado, dia 17 de setembro, não foi diferente.
A tradicional Copa Corpore Sano, no centro do judô da região, na cidade de Ribeirão Preto, era nosso destino - e o desafio dos nossos jovens atletas. Uma competição de nível alto, com tradição de ser uma das mais fortes do interior paulista.
Através de muitos treinos, repetições e dedicação, levamos nossos pequenos lutadores para sua primeira competição. Nossa equipe também contava com alguns atletas experientes, para nos ajudar nessa missão.
Obtivemos um excelente resultado, fruto da dedicação dos atletas e também ao apoio dos pais, que são uma peça fundamental nesse processo.
Ficam aqui os nossos parabéns aos atletas:
SENSEI ÁQUILA LANZA DE PAULA - 1º LUGAR DO TORNEIO
ANNA FLAVIA O. VICENTE - 1º LUGAR DO TORNEIO
MURILO DE S. NICOLINI - 1º LUGAR DO TORNEIO
EDUARDO MARINZECK J. DE SOUZA - 1º LUGAR DO FESTIVAL
LUCAS HENRIQUE NEVES DUTRA - 1º LUGAR DO FESTIVAL
GABRIEL PEREIRA S. DE OLIVEIRA - 1º LUGAR DO FESTIVAL
PEDRO LUCAS DE SOUZA - 1º LUGAR DO FESTIVAL
DAVI DA CRUZ ALMEIDA - 1º LUGAR DO FESTIVAL
Deixo também um grande parabéns aos pais, pela excelente postura, apoio aos pequenos e principalmente pela conduta e comportamento respeitoso no evento. É esse o principal exemplo e os valores que queremos incutir nos nossos judocas.
Por último, parabéns pelo esforço e dedicação da sensei Rose que, aos oito meses de gravidez, acordou às 4 horas da manhã, pegou estrada e enfrentou um dia inteiro de competições em um ginásio à frente da nossa delegação.
Arigatô Gozaimashita
Sensei Roselaine Barbosa
Sensei Áquila Lanza