APC

APC comemora 36 anos, empossa nova diretoria e entrega Medalha Olavo Borges

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cultura | 24-09-2022 10:43 | 364
Foto: Pedro Delfante

Em sessão solene na noite de quarta-feira (21/9) em sua sede, foram comemorados os 36 anos de fundação da Academia Paraisense de Cultura (APC). Houve posse da diretoria para o biênio (2022/2024).

A diretoria é integrada pelos acadêmicos Rômulo Aguiar Generoso (presidente), acadêmica Dalila Mirhib Cruvinel (vice-presidente), acadêmicas Marília de Souza Neves (secretária) e Francisca Borges da Cunha Zanin (tesoureira). O acadêmico André Luiz Mirhib Cruvinel recebeu a Comenda “Dr. Olavo Borges”.

Tendo como mestre de cerimônia a acadêmica Pascoalina Coelho Souza, o sodalício foi aberto com a execução do Hino à Academia, conduzido ao piano pela acadêmica Mirian Mantovani Lauria.

O hino tem letra da acadêmica Eliana Mumic Ferreira, música do maestro Calimério Augusto Soares.  A acadêmica Maria Rita Preto Miranda leu mensagem exordial de sua autoria. A acadêmica Leila Yunes fez um resumo de seu mandato como presidente e procedeu a posse do acadêmico Rômulo Aguiar Generoso no cargo. Ele fez agradecimentos, nomeou membros da diretoria e procedeu eloquente discurso.

Houve apresentação artística dos acadêmicos André Cruvinel e Nelson Duarte e do Coral Lucas Bertucca Filho.

Palavras da acadêmica Edyna Maldi Borges
Trinta e seis anos que nossa Academia Paraisense de Cultura se faz presente em nossa querida Paraíso. Noite memorável. Comenda Dr. Olavo Borges entregue ao meu querido Irmão de Alma André Cruvinel. Merecidamente pois sua fortaleza está dentro do seu coração. Parabéns. Receba meu abraço. Gratidão pelo emocionante poema O Jardineiro.

Meu Irmão de Alma e confrade Dr. Romulo. Sua posse como novo presidente da APC  foi um marco para todos nós. Que seja um ponto de partida de grandes descobertas e fantásticas realizações. O Estandarte do Rei não pode parar. Deus o abençoe.

Maria Rita. Linda e emocionante Mensagem Exordial. Olavo sempre marcando presença. Gratidão.

Querida Leila e toda sua diretoria. Obrigada por tudo que fizeram pela nossa APC. Seus trabalhos e realizações ficarão para sempre registrados em nossos corações. Gratidão.

Overture...
Quando um aniversário se torna o eco do tempo, ouvido vozes esquecidas, pelos caminhos coloridos de amoráveis lembranças. É uma ressonância da saudade!

Uma delas é a fundação da Academia Paraisense de Cultura em homenagem póstuma à Sra. Benedita Borges, minha saudosa mãe, cuja memória trago na alma e no coração.

Teatro Municipal “Sebastião Furlam” lotado. Acadêmicos perfilados frente a um público curioso para conhecer a nova entidade cultural de nossa São Sebastião do Paraíso.

Graças aos Irmãos de Alma, todos importantíssimos, a Academia Paraisense de Cultural logo alcançou notoriedade, pelas gestões profícuas que nos sucederam.

Os acadêmicos se tornaram estrelas... umas brilhando na terra, outras brilhando no céu, porque as artes são luzes refletidas nas palavras.

A Literatura, a Escultura, as Artes Plásticas, são palavra coaguladas. A Música é a palavra em harmonia. O Teatro e a Dança são palavras em movimento, imitando a vida. A pintura é a palavra colorida, a gratidão é a palavra de Deus!  Obrigado Senhor!

Dr. Olavo Borges