Faltam três meses para o Natal, mas quem for às lojas da Rede Tonin, um dos maiores grupos do ramo de atacarejo do Interior de São Paulo e Sudoeste de Minas Gerais ou acessar o e-commerce da empresa, encontrará diferentes marcas, tamanhos e sabores de panetones.
Os produtos começaram a chegar desde o fim de agosto em virtude da antecipação das indústrias que fabricam panetone e a escolha em disponibilizar a mercadoria ao público é uma estratégia de vendas da empresa. “Cada ano que passa a indústria antecipa ainda mais a disponibilização do produto, a ideia é aumentar o volume de vendas e possibilitar que o cliente consuma o produto antes e durante o Natal. É uma iniciativa interessante porque as pessoas respondem muito bem a essa antecipação e isso ajuda a diminuir uma possível sobra de panetones no mercado após as festividades”, explica Alexandre Neves Tadeu, comprador do Tonin.
De acordo com ele, as vendas já começaram bem para o período e tendem a aumentar ainda mais nos próximos meses. “Claro que o maior volume é de 10 a 25 de dezembro, que é quando acontece o pico de vendas, mas os clientes já estão comprando para consumo imediato”, diz Alexandre.
A expectativa nas vendas é de um aumento em torno de 15% em volume, comparado ao ano passado. Para isso, o Tonin reforçou seu estoque de panetones com cerca de 400 mil unidades de diversas marcas e tamanhos. “Temos produtos para todos os públicos: marcas tradicionais, marcas de preço mais em conta e também as consideradas premium, como Lindt. Trabalhamos com variedade, como os panetones recheados de morango, dark, beijinho, trufados, salgados de queijo e sem frutas, além de uma linha diet. Os preços também são variados, que vão desde R$ 8,99 a R$ 80”, afirma o comprador da rede.
Além das lojas físicas, o e-commerce do Tonin também está com um diversificado mix de panetones disponíveis para os clientes.
REDE TONIN
Fundada em 1962 pelo empresário Luiz Tonin, em São Sebastião do Paraíso (MG), a rede Tonin é uma empresa familiar que está na terceira geração de diretores e tem forte atuação no interior de Minas Gerais e de São Paulo.
Atualmente, a rede Tonin opera 18 lojas nos formatos supermercado e cash & carry (conhecido como “atacarejo”, fusão das palavras atacado e varejo) e emprega aproximadamente 2.200 colaboradores. Está em processo de expansão, com planos de inaugurar novas lojas em Araraquara, Porto Ferreira, Jaboticabal, Bebedouro, São Joaquim da Barra e São Sebastião do Paraíso, além de mais um Centro de Distribuição (CD) em Jardinópolis para atender as lojas do Estado de São Paulo. Nos próximos anos a meta da empresa é chegar a 40 lojas.