HOMENAGEM

Conselho de Desenvolvimento Rural homenageia João Bosco Minto

Por: Nelson Duarte | Categoria: Agricultura | 21-10-2022 17:57 | 2746
Foto: Nelson Duarte/Jornal do Sudoeste

O secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Renan Jorge Preto e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável terão reuniões semanais com presidentes de associações de comunidades rurais a partir da próxima semana. O objetivo é alinhar estatutos com o do Conselho, e ajudar na solução de eventuais pendências. “Ano que vem teremos projetos positivos”, e para serem realizados a documentação deve estar em dia, disse Marcelo Moraes da Silva (Cela Véia), presidente do Conselho.

Na reunião mensal do Conselho, sexta-feira (21/10) Marcelo afirmou que em algumas associações mandatos de diretorias estão vencidos, e a renovação deve ser feita a cada dois anos. Sugeriu que as associações se reúnam a cada três meses com suas comunidades. Solicitou mais assiduidade de presidentes às reuniões do Conselho.

O subtenente da Polícia Militar, Emerson Heleno da Silva Oliveira, comentou sobre ações desenvolvidas no período da colheita de café no município. Disse da ocorrência de alguns furtos. “Mas não houve registro de roubos, que assaltantes põem em risco a vida de suas vítimas”, explicou.

O secretário Renan Preto comentou sobre a programação do 4.º Concurso Paraíso dos Cafés Finos entre os dias 10 a 12 de novembro, quando também ocorrerá a FETEC CAFÉ, Feira Tecnológica do Café da Região de São Sebastião do Paraíso, promovida pela ACISSP.

O presidente da Comissão de Agropecuária da Câmara Municipal, vereador Luiz de Paula comentou sobre programação da Prefeitura para recuperação de estradas no município. Ouviu questionamentos, e afirmou que serão encaminhados ao setor competente. O secretário Renan Preto salientou que tendo em vista a extensa área de estradas no município, estão sendo priorizados os pontos críticos.

Na reunião foi prestada homenagem ao extensionista da EMATER-MG, João Bosco Minto que aposentou-se após 35 anos de serviços, dos quais 26 em São Sebastião do Paraíso. Ele lembrou que no ano 2000 juntamente com seus colegas de trabalho, Sávio Dutra e Jorge Megale criaram as primeiras nove associações de bairros rurais no município paraisense.

Ressaltou o bom funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, segundo ele “um dos melhores de Minas Gerais, e que serve de exemplo”. Nesse sentido, há de se levar em conta que as associações de igual maneira funcionam bem, disse João Bosco.

“Ao longo desses anos na Emater em Paraíso, João Bosco prestou serviço sensacional para o município, principalmente para os pequenos produtores rurais. Importância fundamental na ascensão da agricultura em Paraíso”, afirmou Marcelo Cela Véia.

O diretor regional interino da EMATER-MG, Rogério da Silva Araújo disse que era portador dos agradecimentos da diretoria da empresa a João Bosco, a quem adjetivou como “profissional exemplar”, que não mediu esforços, “suou a camisa” no cumprimento de seu dever. Araújo desejou-lhe “saúde para que possa curtir a aposentadoria”.

A engenheira agrônoma, Sirlei Renata Sanfelice de Carvalho, que era responsável pela EMATER em Jacuí, será a substituta de João Bosco. Ela já reside há alguns anos em São Sebastião do Paraíso, onde é produtora de café. “O desafio é grande. Meu sonho era trabalhar juntamente com João Bosco, mas não foi possível”, disse Sirlei, ao agradecer a acolhida.

Na reunião foi lido ofício em nome da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, homenageando João Bosco Minto.