A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) acaba de divulgar a lista de classificados para a segunda etapa do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Os cafeicultores Carter Dutra da Silva, Rodrigo de Pádua Safatle Soares e Tulio Mambrini, de São Sebastião do Paraíso tiveram suas amostras selecionadas. Para os que continuam na disputa, as novas amostras de café devem ser entregues até o dia 28 de outubro nos escritórios da empresa.
Na edição deste ano do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais foram inscritas 1.454 amostras. A solenidade de premiação dos vencedores será em dezembro. Além do campeão estadual, serão anunciados os três primeiros lugares de cada categoria, das quatro regiões produtoras do estado: Cerrado, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. Também será premiado o melhor café produzido por uma mulher.
Além de Paraíso, da região Sul de Minas também foram classificados cafeicultores de pelo menos cidades como Cássia, Delfinópolis, Muzambinho, Juruaia, Ibiraci, Passos, Nova Resende e São Pedro da União. Confira a lista no quadro em anexo.
Os produtores que participarão da próxima fase devem entregar lotes com sacas de 60,5 quilos, café tipo 2, peneira 16 com vazamento máximo de 5%, e umidade de 10% a 12%. A coleta das amostras deve, obrigatoriamente, ser acompanhada por um extensionistas da Emater-MG.
Os cafés serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por especialistas em cafés especiais. As amostras serão submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Serão observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).