O skatista paraisense João Vitor de Paula Ferreira, 14 anos, continua obtendo bons resultados em competições. Foi o 3.º colocado no 10.º Campeonato de Skate de Pitangueiras (SP), disputado domingo, dia 16.
Atleta competidor categoria mirim até 14 anos, desde o início do ano conseguiu marcas importantes. Foi campeão no Passos Skate Fest, em março, também no 7.º RSP – Regional de Skate em Ribeirão Preto em setembro e em meio a 30 competidores foi o terceiro colocado em Pitangueiras, dia 16.
Praticantes dessa modalidade esportiva em Paraíso embora conseguindo resultados expressivos em competições regionais, queixam-se enfrentar dificuldades, como relata Gustavo Pereira, 18 anos, que disputa na categoria iniciante.
João Vitor fraturou um braço, submeteu-se a duas cirurgias, obstáculos que foram vencidos, mas conforme explica, a fatal de apoio para participar de competições é grande barreira. Ele relata ter que desembolsar recursos com alimentação, taxa de inscrição, equipamentos e com viagens.
Treinamentos, segundo relatam skatistas, também ficam prejudicados levando-se em conta a má condição da única pista existente em Paraíso.
Em Pitangueiras, Gustavo Pereira ficou em 12° lugar entre 47 competidores. Como explica Marcelo Souza, pai de João Vitor e treinador dos dois garotos, tentar pleitear o auxílio que a Secretaria de Esportes fornece acaba se tornando desgastante e é muito burocrático. “Você só consegue este recurso para os atletas pela secretaria de esporte depois de muito tempo de competição apresentada. Os campeonatos estão ocorrendo agora. Temos uma competição em Três Corações e contamos apenas com o apoio de amigos e recursos próprios”.
“Quem quiser nos apoiar, basta ir até ao complexo de lazer do San Genaro na pista de skate, onde ocorrem os treinamentos” finaliza o treinador.