Proprietários de veículos registrados em Minas Gerais devem ficar atentos para o prazo de exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A partir de 21 de novembro, o documento referente ao ano de 2022, no formato digital ou impresso, será considerado o documento válido para comprovar a regularidade do veículo em circulação. De acordo com levantamento realizado pelo Jornal do Sudoeste em dados do Denatram (Departamento Nacional de Trânsito) de 2021, São Sebastião do Paraíso possui 51.126 veículos automotores.
Conforme determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o documento é disponibilizado na versão digital com acesso por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), e para impressão em folha de papel comum no site www.detran.mg.gov.br e portal de serviços do Senatran. Assim, não há mais a impressão do CRLV em papel moeda e o certificado deixou de ser entregue nos domicílios dos proprietários pelos Correios.
Para fins de fiscalização, o documento poderá ser apresentado impresso em papel comum ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. O porte do CRLV poderá ser dispensado, caso o agente possa consultar o sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para verificar se o veículo está licenciado.
De acordo com informações da direção do Detran-MG, durante as abordagens ao condutor, a fiscalização de trânsito observa os documentos de porte obrigatório, que são o CRLV e habilitação, sendo desnecessário apresentar comprovantes de pagamento das taxas e tributos.
Os proprietários de veículos que ainda não possuem o CRLV de 2022 devem acessar o site www.detran.mg. gov.br para verificar se há débitos do IPVA, seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo e eventuais multas.
Para mais tranquilidade dos proprietários de veículos automotores, registrados no Estado de Minas Gerais, o Detran-MG comunicou a todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, inclusive de outros estados, por meio do Senatran, sobre o licenciamento de 2022.
No ano passado o Denatram apurou a existência de 51.126 veículos em São Sebastião do Paraíso. Deste total 29.003 são automóveis, enquanto que 1.780 são caminhões e 518 tratores. Foram registradas 4.198 camionetes e 1.458 camioneta. Entre os veículos de duas rodas houve o registro de 8.939 motocicletas e 2.700 motonetas, além de 95 ciclo motor. Microônibus foram 160 e ônibus 272. Ainda foram 953 reboques e 565 semi reboques entre outras categorias.
(Com informações da Sup. Central Imprensa Gov. MG)