POLEPOSITION

Próxima parada, Interlagos

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 06-11-2022 10:09 | 604
F1 - “Com os títulos de pilotos e de construtores definidos, resta à Red Bull ajudar Perez a ser vice-campeão
F1 - “Com os títulos de pilotos e de construtores definidos, resta à Red Bull ajudar Perez a ser vice-campeão Foto: F1

A próxima parada da F1 será em Interlagos com o GP de São Paulo no próximo final de semana que comemora também os 50 anos da categoria no Brasil. Mesmo com todo o caos que se instalou no país com as manifestações nas estradas, os equipamentos estão chegando ao autódromo e a F1 garante a realização do Grande Prêmio.

Max Verstappen vem com o bicampeonato no bolso, conquistado há três corridas, no Japão. Na semana passada ele venceu no México e tornou-se o piloto com o maior número de vitórias numa temporada (14), quebrando o recorde anterior que pertencia a Michael Schumacher em 2004, e Sebastian Vettel em 2013, ambos com 13 vitórias.

No México, a Red Bull boicotou o trabalho das TVs Sky F1 inglesa, italiana e alemã, proibindo pilotos e integrantes da equipe a falar com qualquer um dos canais em protestos contra um repórter inglês que vinha acusando a Red Bull de ter "roubado" o campeonato do ano passado depois que saiu a confirmação de que a equipe estourou o limite do teto orçamentário de 2021 em US$ 1,8 milhões.

A pena aplicada pela Federação Internacional de Automobilismo foi considerada branda demais pelos adversários com a multa de US$ 7 milhões e a perda de 10% a menos do tempo que a Red Bull terá direito de desenvolvimento aerodinâmico de seus carros em túnel de vento em sua fábrica em Milton Keynes, na Inglaterra, pelos próximos 12 meses.

A FIA propôs esse acordo em troca de a Red Bull assumir a culpa pelo estouro do limite de US$145 milhões que era o teto orçamentário do ano passado, e a pena foi branda por estar na regra uma tolerância menos severa para quem não ultrapassasse 5% acima do teto. O estouro da Red Bull foi de 2,2%.

Claro que isso deixou algumas equipes insatisfeitas, principalmente Ferrari, Mercedes e McLaren, e este deve continuar sendo um dos tópicos de discussão no paddock de Interlagos. Alguns podem entender que estourar o teto orçamentário pode ser vantajoso, uma vez que a vantagem técnica adquirida com o gasto a mais pode trazer benefícios para os anos seguintes.

A Red Bull passou como um rolo compressor sobre a concorrência esse ano, vencendo 16 das 20 provas realizadas até aqui.

É verdade que a Ferrari contribuiu muito para esse massacre da Red Bull com seus erros de estratégia, dos pilotos e por quebras, mas o fato é que o time austríaco já vem para Interlagos também com o Mundial de Construtores no bolso, conquistado nos Estados Unidos, uma corrida depois de Verstappen sagrar-se campeão no Japão.

Resta a eles apenas trabalhar nessas duas corridas que faltam para garantir o vice-campeonato de Sergio Perez e assim colocar a cereja do bolo para coroar com a dobradinha uma temporada avassaladora, além de dar ao seu segundo piloto a melhor classificação de um mexicano na história da F1.

Com o terceiro lugar conquistado em casa no domingo passado, Perez retomou a vice-liderança com 280 pontos contra 275 de Charles Leclerc da Ferrari.