POLEPOSITION

Jornal do Sudoeste faz a cobertura do GP de São Paulo direto de Interlagos

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 10-11-2022 13:35 | 730
Busto de Ayrton Senna montado no setor A das arquibancadas de Interlagos
Busto de Ayrton Senna montado no setor A das arquibancadas de Interlagos Foto: Divulgação

O Jornal do Sudoeste faz neste final de semana a cobertura do GP de São Paulo direto do Autódromo de Interlagos, prova que comemora os 50 anos de Fórmula 1 no Brasil.

Desde o ano passado a corrida que antes era denominada GP do Brasil passou a ser chamada oficialmente de GP de São Paulo depois de novo acordo válido por cinco anos entre os novos promotores do evento, a MC Brazil Motorsport com a Liberty Média, dona dos direitos comerciais da F1.

Este não é um caso único. Há uma tendência se espalhando por outros países como forma de promover as cidades onde acontecem as corridas. O GP do México também passou a ser chamado de GP da Cidade do México; o dos Emirados Árabes recebe a denominação de GP de Abu Dhabi, a capital. E há outros como o GP de Miami, e o já muito comentado GP de Las Vegas que só vai estrear no calendário da F1 no ano que vem.

O campeonato chega a Interlagos com os títulos de pilotos e de construtores já definidos a favor de Max Verstappen e da Red Bull, respectivamente. Mas nem por isso a equipe chega relaxada para a penúltima etapa do Mundial. Está em jogo a vice-liderança do campeonato e seria interessante para a Red Bull coroar um ano fantástico com dobradinha de seus pilotos.

Sergio Perez ocupa neste momento a vice-liderança do campeonato com 280 pontos, cinco a mais que Charles Leclerc, da Ferrari.

E por outro lado, a Mercedes vem se aproximando perigosamente da Ferrari entre os construtores: 487 a 447. Para a Ferrari que começou o campeonato como favorita e se perdeu entre quebras e erros, de estratégia e de seus pilotos no desenrolar da temporada, seria vexatório perder a disputa para a Mercedes que não venceu nenhuma corrida esse ano e tem um carro tecnicamente inferior ao da escuderia italiana.

A exemplo do ano passado, Interlagos foi novamente escolhido para ser um dos três GPs com a corrida sprint race, a mini corrida do sábado que vai definir a ordem de largada para a prova de domingo. Com isso, toda a programação sofre alterações, com o treino de classificação que normalmente ocorre no sábado, acontecendo nesta sexta-feira às 16h.

A minicorrida terá a largada no sábado às 16h30, e o GP de São Paulo acontece no domingo às 15h para 71 voltas pelos 4.309 metros do Autódromo de Interlagos que inaugurou nesta semana um busto de Ayrton Senna medindo 3,5 metros de altura e pesando 550 kg, feito em alumínio polido, montado na arquibancada do setor A.

A peça foi projetada e moldada pela artista plástica, Lalli Senna, sobrinha de Ayrton, e é batizada de “Nosso Senna”.

Com todos os ingressos colocados à venda esgotados ainda no começo do ano, a expectativa dos organizadores é de que cerca de 230 mil pessoas passem por Interlagos nos três dias de evento, um recorde de público no Brasil.

O leitor do JS poderá acompanhar a cobertura completa do GP de São Paulo aqui no site, e a tradicional coluna POLE POSITION também na edição impressa do sábado.