Letícia Naves Neto, de 18 anos, voltou a brilhar nas piscinas ao conquistar duas medalhas de prata no Campeonato Paulista de Natação Júnior e Sênior de Verão, realizado sábado, 16, nas piscinas do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. A atleta, natural de São Sebastião do Paraíso, compete pela Fundes port Araraquara e treina com a equipe N1 Moura Lacerda, de Ribeirão Preto.
Especialista nos estilos Borboleta e Livre, Letícia cravou 28"50 nos 50 metros Borboleta e 26"88 nos 50 metros livre, garantindo resultados históricos. As provas de 50 metros, conhecidas por serem as mais acirradas da natação mundial, destacaram o talento e a resiliência da nadadora, que enfrenta uma rotina de treinos intensa. Letícia treina três dias por semana em Ribeirão Preto, onde recebe acompanhamento técnico, fisioterapia e treino de força. Nos outros três dias, em São Sebastião do Paraíso, realiza treinos regenerativos e recebe orientação nutricional. Tudo isso enquanto finaliza o terceiro colegial e se prepara para ingressar na faculdade.
As conquistas reafirmam o talento da velocista paraisense, que já acumula, nos últimos quatro Campeonatos Paulistas (disputados duas vezes ao ano, um total de uma medalha de ouro, quatro de prata e duas de bronze.
A temporada 2024 não começou fácil para a atleta, que enfrentou tempos insatisfatórios em competições. Com determinação e mudanças estratégicas na preparação, Letícia conseguiu dar a volta por cima. “Pra mim foi uma grande alegria meus resultados neste Paulista, pois vinha de uma fase bem ruim relacionada a resultados e treinos, e voltar a competir bem e estar entre as melhores novamente é muito gratificante”, afirmou a velocista.
Para Letícia, as duas medalhas de prata são um marco para sua carreira, pois, segundo ela, demonstra que o trabalho duro, apesar das dificuldades, gera bons frutos. E a equipe da jovem afirma que os feitos obtidos no último final de semana reforçam o papel da jovem como uma das grandes promessas da natação paulista.