Sergio Magalhães, de Interlagos
A equipe Haas vai de uma extremidade a outra no grid para a corrida sprint deste sábado, que terá largada às 16h30 com transmissão ao vivo pela Band e rádio Band News FM.
Kevin Magnussen conquistou uma pole surpreendente ontem tirando proveito das melhores condições da pista úmida antes de a chuva apertar. Na outra ponta do grid estará Mick Schumacher, filho do heptacampeão Michael Schumacher, que não tem ainda sua posição garantida na equipe para o ano que vem.
Ainda repercute muito o feito do piloto dinamarquês que não fez nada de excepcional, mas estava no lugar certo e na hora certa. Além disso, contou com a sorte quando George Russell ficou atolado na caixa de brita depois de escapar na Curva do Lago, obrigando a direção de prova a paralisar a sessão com bandeira vermelha para a remoção do carro da Mercedes.
Nesse tempo, a chuva apertou e ninguém mais conseguiu melhorar os tempos e a volta de Magnussen ficou sendo a mais rápida da classificação com 1min11s674.
Outro fator que contribuiu para a primeira pole de Kevin, e da Haas, foi o fato de a equipe ter posicionado o piloto imediatamente na saída do pit lane quando todos os carros aguardavam em fila o sinal verde para ir para a pista antes de a chuva chegar.
Por ter sido a última colocada do campeonato do ano passado, a Haas ocupa a última garagem dos boxes em todas as pistas. E Magnussen foi o primeiro a abrir volta rápida quando as condições do asfalto ainda eram um pouco melhores.
O fato é que a pole de Magnussen entrou para a história. Havia tempos que um azarão não aprontava na F1. A última grande zebra aconteceu em 2012 na Espanha, quando o venezuelano Pastor Maldonado venceu a corrida com a Williams que estava longe de ser competitiva num ano em que houve oito vencedores diferentes.
Até o ano passado o piloto que fazia o melhor tempo para a minicorrida do sábado não contava para as estatísticas como o pole position, e sim o que vencia a prova que define a ordem de largada para a prova do domingo.
Essa regra mudou para esta temporada e portanto, Magnussen tem agora uma pole, ainda que isso não signifique que amanhã ele vá largar em primeiro, já que o grid será formado de acordo com as posições de chegada da minicorrida de hoje.
A Federação Internacional de Automobilismo estuda mudanças no formato dos finais de semana de corridas sprints. Alguns pilotos criticam o sistema, como Max Verstappen, que disse “faltar sentimento” uma vez que os pilotos não arriscam tudo para evitar que um acidente possa comprometer o carro para a corrida principal.
A intenção é que as sprints passem a ser independentes, sem a formação do grid como ocorre.
Para 2023 estão previstos seis finais de semana de corrida sprint. Esse ano foram três, com a última acontecendo hoje, em Interlagos.