POLEPOSITION

George Russell vence sprint race e cria grande expectativa para a corrida de amanhã

Mercedes terá os dois carros na primeira fila para o GP de São Paulo já que Sainz perderá cinco posições no grid
Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 12-11-2022 18:51 | 722
George Russell superou Max Verstappen e venceu a minicorrida classificatória de Interlagos
George Russell superou Max Verstappen e venceu a minicorrida classificatória de Interlagos Foto: FIA

Sergio Magalhães, de Interlagos

A previsão de chuva não se confirmou. Mas quem disse que Interlagos precisa de chuva para proporcionar corridas boas? A exemplo do ano passado, a mini corrida que definiu o grid para o GP de São Paulo foi espetacular. George Russell superou o favoritismo da Red Bull de Max Verstappen e venceu a prova curta de 24 voltas, 100 km de distância.

Com 22ºC de temperatura ambiente e 35ºC no asfalto já em declínio pelo horário da largada, 16h30, apenas Verstappen e Nicholas Latifi, no fundo do grid, estavam calçados com pneus médios. Todos os demais estavam com os macios.

Na largada surpreendentemente Kevin Magnussen manteve a ponta, seguido por Verstappen, Russell, Norris e Sainz. Um pouco mais atrás, Alonso passou sobre uma zebra, perdeu o equilíbrio do carro, tocou no companheiro de Alpine e teve a asa dianteira danificada.

A proeza de Magnussen durou apenas duas voltas. Na terceira, Verstappen ultrapassou a Haas e assumiu a ponta. E o dinamarquês que ontem fez uma pole surpreendente foi escalado na sequência por Russell, Sainz e Hamilton. Não havia como se sustentar, a Haas só estava ali por conta das condições caóticas da sexta-feira. Antes da largada a mensagem do engenheiro para Magnussen foi: “divirta-se”!

Pelo rádio, Verstappen relatou ter passado sobre algum detrito. E Russell começou a se aproximar. Na 12ª volta o companheiro de Hamilton na Mercedes colou em Verstappen, travando uma bela disputa por três voltas até que na 15ª, Russell fez a ultrapassagem e causou grande agito nas arquibancadas.

Antes disso, Vettel tomou uma fechada monstruosa do companheiro de Aston Martin, Lance Stroll, que recebeu punição de 10 segundos.

Depois de ser ultrapassado, o carro de Verstappen deu sinais de não ter o mesmo desempenho que dominou a temporada. Não demorou para Carlos Sainz chegar e também ultrapassar o holandês que acabou sofrendo avaria na asa dianteira num toque enquanto era ultrapassado pelo espanhol da Ferrari.

Hamilton também chegou e travou outra disputa acirrada com o rival do ano passado. Faltando duas voltas para o final, o agora cidadão honorário brasileiro subiu para 3º ao ultrapassar Verstappen, causando outra explosão ainda maior nas arquibancadas. Mas não houve tempo para tentar buscar o 2º lugar de Sainz. E nem precisava, já que o espanhol vai perder cinco posições no grid por ter feito a sexta troca de motor a combustão.

Assim, os dois carros da Mercedes vão dividir a primeira fila do grid de largada para o GP de São Paulo com largada amanhã, programada para às 15h.

Max Verstappen vai largar da 3ª posição, seguido por Perez, Leclerc, Norris, Sainz, Magnussen que ainda conseguiu bom resultado ao terminar a sprint em 8º, seguido por Sebastian Vettel que vai disputar pela última vez uma corrida de F1 em Interlagos já que se aposenta no próximo final de semana, em Abu Dhabi.

Pierre Gasly completa os dez primeiros do grid para a prova que comemora os 50 anos de Fórmula 1 no Brasil.

Com os 14 pontos que a Mercedes somou neste sábado, a diferença para a Ferrari caiu mais um pouco: 497 a 461 na disputa pelo vice-campeonato de construtores.