A solenidade do Levantamento das Bandeiras dos santos padroeiros da festa da Congada e Moçambique em São Sebastião do Paraíso aconteceu domingo (4). O evento marcou a retomada da festa centenária que estava paralisada, até então, em decorrência da pandemia da Covid-19.
Missa foi celebrada às 17 horas, com o levantamento das bandeiras dos santos padroeiras da festa por volta das 18h30, do lado externo da Igreja Matriz de São Sebastião. O evento homenageia Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, Santa Catarina e São Jerônimo, Santa Isabel e São Sebastião. Após a celebração, cada terno de Moçambique e Congo apresentou-se por 10 minutos, encerrando as apresentações por volta das 22h.
A festa do Congo e Moçambique é a maior manifestação folclórica e religiosa de São Sebastião do Paraíso e, neste ano, foram realizadas mudanças significativas pensando tanto na questão estrutural quanto na dimensão da festa. Os desfiles, que aconteciam na Praça da Matriz, serão realizados na avenida Dr. José de Oliveira de Brandão, em frente à Câmara Municipal.
Conforme o prefeito Marcelo Morais, a cerimônia de abertura da festa foi emocionante e dentro do que havia sido planejado. "Acreditamos que a festa, por tudo o que as pessoas passaram na pandemia, será a festa mais emocionante que já aconteceu, tendo em vista as perdas que tivemos de personagens importantes do nosso congado", ressalta.
Morais destacou ainda que a festa foi pensada para oferecer conforto a toda a população. "Queremos que todos que forem prestigiar o evento, do dia 26 ao dia 30, sintam-se num ambiente agradável e acolhedor. Queremos fazer uma festa diferente do que já foi e que todos se sintam felizes com o resultado, principalmente depois desses dois anos de paralisação", finaliza.
(Secom Pref. SSP)