APC

Gosto pela leitura: Estudante de 10 anos é homenageada pela APC com Diploma de Honra ao Mérito

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cultura | 10-12-2022 15:19 | 429
Foto: Nelson Duarte

Helena Caparelli Calixto de Souza, aluna do 4.º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo NHN, em São Sebastião do Paraíso foi homenageada pela Academia Paraisense de Cultura (APC) com Diploma de Honra ao Mérito, entregue pelo presidente da APC, Rômulo Aguiar Generoso, dia 1.º de dezembro.

Foi distinguida pela APC por ter se destacado como participante do projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto”, desenvolvido pela professora Rosélia Rosa Luz, iniciado no dia 4 de agosto, com a proposta é incentivar alunos à leitura. Nesse período Helena conseguiu o “extraordinário feito” de ler 105 livros.

O presidente Rômulo que estava acompanhado de membros da APC, na sala de aula de Helena destacou que “livros abrem muitas portas”, e ao mencionar obras lidas por ele ainda criança e adolescente, enfatizou que “vivia as aventuras que neles estavam escritas”. Quanto mais leituras vocês tiverem, mais percepção do mundo, mais conhecimento das coisas, e futuro promissor e iluminado vocês terão, complementou.

 Ao comentar sobre a APC, disse ser entidade que reúne várias pessoas e tem objetivo fomentar, estimular o gosto pela cultura.

Helena foi presenteada com livros das acadêmicas Dalila M. Cruvinel e Maria Rita Preto Miranda.

A acadêmica Leila Yunes convidou alunos a conhecerem o projeto “Conhecendo a APC”. É uma história muito rica que discorre sobre os 35 anos da Academia, e é importante que vocês a conheçam, disse ao sugerir seja agendada para o próximo ano uma visita dos alunos à APC.

“Fiquei muito feliz com a homenagem que vocês fizeram para a Helena. Foi uma maneira das crianças perceberem, que realizar atividades com empenho, gera reconhecimento. No projeto que desenvolvi “Quem conta um conto aumenta um ponto”, tive como foco desenvolver a leitura e escrita que ficou comprometida com a pandemia. Eles deveriam ler os livros e copiar a parte que mais gostaram. Assim, acompanhei a quantidade de livros que foram lendo”, enfatizou a professora Rosélia.

Filha de Lúcio Henrique Furtado de Souza e Priscila Caparelli Calixto, Helena, 10 anos, é neta da acadêmica Rita Caparelli. Além do gosto pela leitura, de vários temas, ela explica que também já se iniciou como na arte de compor poemas.