Escrever coluna semanal é um tanto desafiador. Não são poucas as vezes em que o texto está prontinho para ser enviado para a redação e preciso reescrevê-lo porque algo importante aconteceu de última hora. Semana passada foi um desses casos, faltava apenas um clique para ser despachado, mas a morte de Pelé me obrigou a escrever outro texto. Não podia faltar a homenagem da Pole Position ao rei do futebol. Tive a sorte de lembrar a tempo de uma reportagem da extinta revista Manchete de 1972 em que Pelé e Emerson Fittipaldi trocaram de papel: o jogador vestido de piloto e o piloto de jogador. Pronto(!) não haveria tema melhor para homenagear o Rei Pelé numa coluna especializada em automobilismo.
Meu prazo de envio do texto é na quinta-feira à noite. A edição impressa sai no sábado, e não é raro na F1 as coisas acontecerem na sexta-feira. O corre-corre faz parte do ofício. A POLE POSITION está completando 22 anos ininterruptos no JORNAL DO SUDOES-TE. A primeira edição foi publicada no dia 11 de janeiro de 2001. Não tenho o número exato, mas numa conta rápida, considerando que em média são 53 sábados por ano, multiplicados por 22, dão mais ou menos 1.166 colunas escritas, fora os textos que se perdem no meu laptop pelos motivos escrito acima. Ficam, quem sabe, para um livro no futuro.
O desafio é grande, a responsabilidade idem, principalmente nessa época do ano ociosa de notícias. Mas a recompensa também é valiosa no reconhecimento do leitor que muitas vezes comenta comigo sobre textos que já nem lembro mais. Esse é o grande barato: saber que escrevi algo que ficou marcado para o leitor.
Suponho que quando o diretor do JS, Nelson Duarte, abraçou o projeto que lhe apresentei e abriu este espaço para uma coluna semanal de automobilismo, tendo a Fórmula 1 como carro-chefe, talvez não imaginasse que ela fosse estampar por tanto tempo as páginas do seu bissemanário. Provavelmente nem eu imaginei. Somos o único jornal impresso de Minas Gerais a manter semanalmente espaço para o automobilismo por 22 anos seguidos. E mesmo sem nenhum brasileiro competindo desde 2018, o interesse do brasileiro permanece intacto. A F1 é um dos esportes mais queridos do país.
Em novembro, 236 mil pessoas passaram por Interlagos nos três dias de GP de São Paulo entre treinos e corrida. Apurei extraoficialmente que éramos o único jornal de Minas credenciado na sala de imprensa, um grande orgulho, diga-se. Não é muito fácil obter uma credencial de imprensa para cobrir um evento do tamanho da F1. Há todo um processo seletivo, e o Jornal do Sudoeste pela quinta vez obteve esse privilégio no ano passado.
Depois de cumprir os requisitos necessários, os documentos são encaminhados para a Federação Internacional de Automobilismo que aprova ou não a credencial. E o fato de a POLE POSI-TION cumprir o seu papel de informar, tem recebido o aval da entidade máxima do automobilismo.
2023 está começando e faltam menos de dois meses para o início de mais uma temporada da F1 que terá a largada no Bahrein, no dia 5 de março. Será o mais longo campeonato de todos os tempos da categoria com 23 corridas confirmadas, podendo chegar a 24 com a possível (re)inclusão do GP da China que estava programado para 16 de abril, mas foi cancelado por conta das severas restrições de Covid no país. Com o relaxamento anunciado pelo governo neste começo de ano, a prova deve ser inserida novamente. Caso não seja, Portimão, em Portugal, é uma opção interessante. Max Verstappen correrá atrás do tricampeonato, Hamilton atrás do 8º título, e Leclerc em busca de sua consagração com a Ferrari.
Vai ser interessante a nova temporada.