APC

ADMIRÁVEL mundo novo

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 18-01-2023 05:36 | 2953
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: ArquivoLembranças de uma das mais autênticas vocações políticas, mineiro de Minas Novas, no Vale do Jequiti-nhonha, militante da política, da literatura e do Jornalismo, José Bento Teixeira de Salles, admirável lembrança! Vamos com Ele? "Este mundo anda

Lembranças de uma das mais autênticas vocações políticas, mineiro de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, militante da política, da literatura e do Jornalismo, José Bento Teixeira de Salles, admirável lembrança!

Vamos com Ele? "Este mundo anda de pernas pro ar. Mulher virar homem já havia desde o tempo do Dr. David Corrêa Rabelo, Academia Mineira de Medicina, mas agora é homem virar mulher, embora tal Deus não permita. O homem vai à Lua, a mentira é verdade, o errado é o certo e tudo é feito como se Da Vinci já não tivesse feito tudo. Menor trabalha é crime e quem achar que preto é preto, é branco ou melhor: é preso.

Nas Universidades, os alunos ensinam que os professores se esquecem de que tem um pouco para ensinar. Na verdade, vivemos na época da globalização, quando a televisão projeta a imagem naquela hora filmada em distante continente. Isso sem falar no Japão, onde as coisas ocorrem 12 horas antes.

O surpreendente tecnicismo, isto é: valorização exagerada de recursos tecnológicos tem, pelo menos, esta vantagem: quando o mundo acabar no Japão, teremos mais meio dia de vida.

Enfim, como na embolada de "Manezinho Araújo" o Rei da embolada mineira, "eu já vi coisa de fazer admirar/ Já vi lobo comer lobo e dois bicudos se beijar".

Pois é, certo dia uma senhora ao chegar a um supermercado no Bairro da Serra, foi surpreendida por um garoto de seus 13 anos, penteado e paramentado, desses que ficam na porta para carregar os embrulhos, que lhe saudou assim: "comment allez vous", madame? Espantada, a mulher manteve rápida conversa com o garoto, que lhe informou morar em favela do Aglomerado da Serra e está estudando francês em um curso gratuito promovido por uma ONG, seu sonho é conseguir uma viagem à França. Mas, que bom seria se ele estudasse português com o mesmo entusiasmo com que enfrenta a língua francesa"! Coisas que só o nosso Brasil tem. Et voilà pourquoi (e aqui está o porquê).

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico Correspondente da APC Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com