Lembranças de uma das mais autênticas vocações políticas, mineiro de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, militante da política, da literatura e do Jornalismo, José Bento Teixeira de Salles, admirável lembrança!
Vamos com Ele? "Este mundo anda de pernas pro ar. Mulher virar homem já havia desde o tempo do Dr. David Corrêa Rabelo, Academia Mineira de Medicina, mas agora é homem virar mulher, embora tal Deus não permita. O homem vai à Lua, a mentira é verdade, o errado é o certo e tudo é feito como se Da Vinci já não tivesse feito tudo. Menor trabalha é crime e quem achar que preto é preto, é branco ou melhor: é preso.
Nas Universidades, os alunos ensinam que os professores se esquecem de que tem um pouco para ensinar. Na verdade, vivemos na época da globalização, quando a televisão projeta a imagem naquela hora filmada em distante continente. Isso sem falar no Japão, onde as coisas ocorrem 12 horas antes.
O surpreendente tecnicismo, isto é: valorização exagerada de recursos tecnológicos tem, pelo menos, esta vantagem: quando o mundo acabar no Japão, teremos mais meio dia de vida.
Enfim, como na embolada de "Manezinho Araújo" o Rei da embolada mineira, "eu já vi coisa de fazer admirar/ Já vi lobo comer lobo e dois bicudos se beijar".
Pois é, certo dia uma senhora ao chegar a um supermercado no Bairro da Serra, foi surpreendida por um garoto de seus 13 anos, penteado e paramentado, desses que ficam na porta para carregar os embrulhos, que lhe saudou assim: "comment allez vous", madame? Espantada, a mulher manteve rápida conversa com o garoto, que lhe informou morar em favela do Aglomerado da Serra e está estudando francês em um curso gratuito promovido por uma ONG, seu sonho é conseguir uma viagem à França. Mas, que bom seria se ele estudasse português com o mesmo entusiasmo com que enfrenta a língua francesa"! Coisas que só o nosso Brasil tem. Et voilà pourquoi (e aqui está o porquê).
Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico Correspondente da APC Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com